A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, por meio do 14º Comando Regional, 18ª CIPM de São José do Rio Claro e NPM de Nova Maringá, registrou na noite de quarta-feira (11), por volta das 23h, uma ocorrência de posse de arma de fogo de calibre restrito e disparo de arma de fogo no município de Nova Maringá.
De acordo com as informações, a guarnição foi acionada via telefone funcional por um homem de 34 anos, que relatou a presença de dois indivíduos em sua residência. A equipe deslocou-se imediatamente ao local, porém, ao chegar, os suspeitos já não se encontravam na casa.
Diante da situação, o comunicante entrou em estado de nervosismo e passou mal, solicitando que os policiais chamassem sua mãe, que reside ao lado. A guarnição acionou uma ambulância para prestar socorro e iniciou tentativa de contato na residência vizinha. Após diversas tentativas de identificação e chamados no portão, foi ouvido um disparo de arma de fogo vindo do interior do imóvel.
Em posição de segurança, os policiais continuaram a se identificar, momento em que um homem de 46 anos saiu da residência com uma arma em punho, baixando-a apenas ao perceber a presença da equipe. Foi constatado que se tratava de uma pistola sem documentação.
Ao receber voz de prisão, o suspeito retornou para dentro da casa ainda com a arma e tentou fugir pelo portão lateral. Para impedir a evasão, a guarnição efetuou um disparo controlado, conseguindo conter a ação. Após alguns minutos de negociação, o homem decidiu se entregar, juntamente com o armamento.
Devido à desobediência, resistência e tentativa de fuga, foi necessário o uso de algemas. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São José do Rio Claro, juntamente com o material apreendido, para as providências cabíveis.
Foram apreendidos:
- 1 pistola Taurus calibre 9mm;
- 10 munições CBC calibre 9mm.
A ocorrência foi atendida pelo cabo PM Santos e soldado PM Leite.
