A folia de Carnaval está pesando mais no bolso do brasileiro ano após ano.
O aumento dos custos em uma década beira 80%.
É o que revela levantamento feito por uma conceituada corretora de investimentos.
Os dados mostram que a chamada “cesta carnavalesca”, que reúne produtos e serviços típicos da festa, subiu bem acima da inflação oficial do país no período.
Enquanto a média geral de preços no Brasil variou cerca de 65% nos últimos 10 anos, os itens associados ao Carnaval encareceram, em média, 79%.
Ou seja, os itens associados à folia subiram praticamente 14 pontos percentuais a mais que a média dos produtos e serviços.
As bebidas alcoólicas aparecem como grandes vilãs do orçamento nesse período, impulsionadas pela alta de insumos como o malte e o alumínio das latinhas.
A cerveja, por exemplo, acumulou uma alta de 58% nesses dez anos, mas o impacto é ainda maior nos destilados e coquetéis prontos, que subiram mais de 80%.
Destaque também para a alta no custo dos adereços. As bijuterias ficaram, em média, 61% mais caras e os artigos de maquiagem encareceram
35%.
Já quem gosta de viajar viu os preços das passagens aéreas dispararem. Elas lideram as altas no setor de transporte, com um aumento de 74% no período analisado, seguidas pelos ônibus interestaduais, que subiram quase 55%.
