Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Lucas do Rio Verde sedia encontro estadual e reúne 76 adolescentes de 28 municípios de MT

Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

O encontro estadual aconteceu nesta quarta-feira (12), no Paço Municipal da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e realizada pela equipe do Selo Unicef, reuniu 76 adolescentes de 28 municípios de Mato Grosso. A proposta foi dar voz aos adolescentes e fortalecer o protagonismo deles nas políticas públicas.

Durante todo o dia, os jovens estiveram envolvidos em rodas de conversa, oficinas e momentos de construção coletiva, com foco em clima, direitos, educação e participação juvenil.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro falou sobre a importância do encontro para o município e para os jovens. “É um momento de diálogo, onde os municípios se encontram e conversam com os adolescentes. A gente mostra a nossa realidade e também reforça que muito do que construímos depende das nossas atitudes. Estamos felizes por sermos escolhidos para sediar esse encontro e por poder levar daqui ações que possam ser desenvolvidas em prol das nossas crianças e adolescentes.”

O Encontro Estadual faz parte da metodologia do Selo Unicef, que incentiva a participação cidadã como um dos critérios fundamentais para que os municípios avancem na garantia de direitos.

A coordenadora do Selo Unicef em Mato Grosso, Thaisa Scherne, explicou que a participação dos adolescentes é indispensável dentro do programa. “O Selo Unicef apoia os municípios na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Nenhum município recebe o selo sem garantir a participação cidadã e o Nuca é esse espaço onde os adolescentes dialogam, refletem e ajudam a construir políticas públicas junto com a gestão”, ressaltou.

No município, o projeto já desenvolve um trabalho contínuo com os adolescentes, o que contribuiu para que a cidade fosse escolhida como sede.

A mobilizadora do núcleo em Lucas do Rio Verde, Ana Paula, destacou o envolvimento dos jovens nas ações locais. “Lucas foi escolhido porque tem um Nuca atuante, que envolve os adolescentes em propostas relacionadas à saúde, educação e meio ambiente”, destacou.

Ela explica que o núcleo segue um plano anual de atividades, incentivando os adolescentes a participarem de debates, ações nas escolas e na construção de propostas que possam ser encaminhadas ao poder público.

Entre os participantes está o adolescente Júlio Daniel, que faz parte do projeto há quatro anos. Para ele, o projeto representa mudança de vida. “O Nuca transforma vidas, quando você entra e acha que não tem voz ou lugar, ele mostra que você pode ser ouvido e entendido. Ele modifica o jeito de agir e pensar o mundo. Você percebe que é bem-vindo em algum lugar e isso é importante para a sociedade e para a juventude que está se formando.”

Ao final do encontro, os adolescentes construíram um manifesto coletivo com propostas que devem contribuir para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à juventude em Mato Grosso.

Sair da versão mobile