sexta-feira, 6 fevereiro 2026
Início Destaque Lucas em Debate detalha trajetória de sucesso do projeto Nós Podemos Nadar

Lucas em Debate detalha trajetória de sucesso do projeto Nós Podemos Nadar

0
4
Legenda: Eltron Moreira, coordenador do projeto Nós Podemos Nadar, em entrevista ao apresentador Rodrigo Mateus para o podcast Lucas em Debate, da Rádio Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde | Autor da Foto: Reprodução

O Lucas em Debate, podcast da Rádio Câmara, recebeu na última quarta-feira (4) o coordenador do projeto Nós Podemos Nadar, Eltron Moreira, para um bate-papo sobre uma das iniciativas sociais e esportivas mais longevas e impactantes do município. Com 28 anos de história, o projeto utiliza a natação como ferramenta de inclusão, desenvolvimento pessoal e promoção da saúde para crianças e adolescentes.

Durante a entrevista, Eltron resgatou as origens do projeto, idealizado em 1998 pelo professor Antônio João Antônio da Silva, o “Janjão”. “Se o Janjão não tivesse sonhado, a gente hoje não teria mais de 1.100, 1.200 crianças praticando natação em Lucas do Rio Verde”, afirmou o coordenador. O projeto começou como “Eu Posso Nadar”, em uma piscina de clube particular, e cresceu com o apoio do poder público, evoluindo para o nome atual.

Atualmente, o Nós Podemos Nadar funciona como uma escola de natação, atendendo alunos dos 6 aos 17 anos no contraturno escolar em três piscinas municipais: Vinícius de Moraes, Olavo Bilac e Cecília Meireles. “A natação é um esporte muito caro, mas aqui em Lucas ela já faz parte da grade curricular de algumas escolas, como na Caminho para o Futuro”, destacou Moreira. A meta é superar os 1.350 atendimentos do ano passado.

O coordenador contou ainda que um dos capítulos mais recentes e marcantes do projeto é a natação adaptada para Pessoas com Deficiência (PCD). De um projeto piloto com 18 alunos em 2023, a iniciativa ganhou uma piscina exclusiva e aquecida na Escola Vinícius de Moraes e já atende cerca de 70 crianças. “Nosso objetivo é dar oportunidade e inserir eles no mundo. É um trabalho diferenciado, com professores preparados”, explicou Eltron, cuja meta é chegar a 100 alunos PCD.

Além do forte caráter social e inclusivo, o projeto também se destaca no cenário competitivo. A equipe já vários títulos estaduais e tem representantes em competições nacionais e sul-americanas. “Nosso foco social é formar cidadãos melhores. Ser um atleta de alto nível é a cereja do bolo”, refletiu o coordenador, lembrando também de ex-atletas do projeto que hoje são professores, perpetuando o ciclo de transformação.

Para manter e ampliar esse trabalho, o projeto conta com a Associação Luverdense de Natação, que capta recursos públicos e privados. Empresas podem destinar parte do Imposto de Renda devido ao projeto, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “Quanto mais gente estiver nos apoiando, melhor o atendimento e mais pessoas a gente consegue atender”, convidou Eltron.

O sonho atual, segundo o coordenador, é a construção de uma piscina olímpica no município, que permitiria a atletas treinarem no padrão da maioria das competições nacionais e alçarem voos ainda maiores. “Os sonhos a gente tem que sonhar. Sozinho a gente não consegue, mas junto quem sabe a gente concretiza”, projetou.

O episódio completo com Eltron Moreira está disponível nas principais plataformas de podcast, como Spotify e Deezer. O Lucas em Debate vai ao vivo às quartas e sextas-feiras, sempre às 8h, pelo aplicativo da Rádio Câmara e pelo canal do YouTube da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, para discutir os principais assuntos de relevância social do município com convidados e especialistas.

Autor: Herbert de Souza / Ascom

https://youtu.be/lR8yaevjOLU