segunda-feira, 2 fevereiro 2026
Início Agricultura e Meio Ambiente Microcrédito impulsiona autonomia financeira de mulheres no campo

Microcrédito impulsiona autonomia financeira de mulheres no campo

0
6
Assessoria

Agricultores familiares em todo Brasil já sabem que o microcrédito produtivo orientado é mais do que um empréstimo: é uma ferramenta para profissionalizar o seu empreendimento rural com autonomia e assistência financeira especializada. Se você está inscrito no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, essa é uma oportunidade de abrir portas e investir no seu negócio com segurança. Quer saber mais sobre o microcrédito? Então fica por aqui, porque hoje a gente vai conhecer a história da agricultora Maria do Socorro Conceição Silva, que mora na comunidade Renascer Palmares, em Sobradinho, no Distrito Federal.

Galinhada caipira com angu de milho é o prato que Maria Conceição, de 50 anos, mais gosta de cozinhar. Os ingredientes ela mesma foi aprendendo a cultivar na horta de casa quando começou a vender pratos típicos da culinária goiana quinze anos atrás. O preparo das refeições garantia, na época, o sustento dela e dos três filhos, mas as frutas e legumes que cresciam no quintal despertaram na agricultora o sonho de se tornar uma produtora de orgânicos certificada.

“Só que aí eu plantava e tava vendo que o que eu plantava tinha, por exemplo, banana, dava muita banana, mandioca, eu não consumia a mandioca toda, estava estragando. Aí eu fui vendo que minhas coisas davam para comercializar, só que eu tinha que investir um pouco, eu tinha que aperfeiçoar.”

Maria Conceição começou a vender os hortifrutis pelas redes sociais, mas o ganho era pequeno comparado com o trabalho que a horta demandava. Ela tinha que regar toda a horta manualmente. Para se ter uma ideia, a chácara dela tem um hectare, o equivalente a 10 mil metros quadrados. O cenário começou a mudar em 2025, quando Maria Conceição contratou o Microcrédito do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Com um financiamento de 12 mil reais, a produtora rural deu novo fôlego ao sonho e investiu em um sistema de irrigação automatizado.

“É totalmente diferente você ter irrigação e ter que carregar balde de água. Então a horta maravilhosa também porque não tinha como molhar isso tudo no balde. Pra mim foi fundamental, uma coisa maravilhosa esse empréstimo.”

No Centro-Oeste, 58% dos agricultores familiares que acessaram o programa de microcrédito são mulheres. Desde março de 2025, foram mobilizados mais de R$ 35 milhões de reais em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste para esta finalidade. A chegada do microcrédito à comunidade Renascer Palmares contou com a articulação da lider comunitária Rita de Cássia Borges Corrêa. Ela entrou em contato com a agência de microfinanças Cactvs, que é credenciada pela Caixa no programa. Esses agentes estão acompanhando as famílias na aplicação do crédito. Mais do que o incremento na renda, Rita explica que o microcrédito tem um papel fundamental na regularização fundiária.

“Nós estamos aqui em uma área que não é assentamento ainda, está em processo de assentamento. E uma das coisas que o INCRA cobra na hora de abrir o edital, de você ir submeter o edital para você pegar a parcela, uma das coisas que eles cobram é que você tenha comprovação de produção rural. E como que você vai produzir se você não tem dinheiro, se você não tem uma casa, se você não tem um microcrédito? Agora não. Agora eu tenho um contrato que eu realizei com a Caixa, né?”

O microcrédito produtivo orientado tem condições diferenciadas para o agricultor familiar: o prazo de carência varia de um a três anos, tem desconto para quem paga em dia, e mulheres podem contratar até quinze mil reais. Para quem ainda tem receio de realizar o empréstimo, Rita faz um aviso:

“Para as famílias que querem acessar e estão com medo, é isso, é autonomia financeira e liberdade. Autonomia para empregar o seu recurso onde quiser e liberdade que você tenha de um ano de carência para você conseguir recuperar esse dinheiro e fazer a quitação.”

Para solicitar o microcrédito, você pode baixar o aplicativo Conquista Mais da Caixa. O secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Eduardo Tavares, explica o passo a passo:

“No caso da Caixa, que atua aí nas regiões Norte e Centro-Oeste, o agricultor pode baixar o aplicativo Conquista Mais no celular, ele abre uma conta digital, então, e depois ele solicita pelo SAC, pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, o atendimento de um agente de crédito credenciado pela Caixa. Esse profissional acompanha o processo todo, desde a elaboração da proposta de crédito até a liberação dos recursos, e pode ir às comunidades, às propriedades fazer esse atendimento. Então simplificando, muitas vezes aquele agricultor acabava gastando uma parte do dinheiro para poder acessar os recursos.”

O Microcrédito Produtivo Orientado também pode transformar a sua história. Quer saber mais? Acesse: gov ponto br barra agroamigo. 

Com edição de texto e áudio de Alexandra Fiori, reportagem, Giulia Luchetta