Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Novas regras de segurança do Pix já estão em vigor

© DR

Começaram a valer esta semana as novas regras de segurança do Pix que prometem dificultar a vida dos golpistas e facilitar a recuperação de dinheiro desviado

O principal objetivo da atualização, segundo o Banco Central, é tornar o rastreamento de valores mais preciso, permitindo que as instituições financeiras busquem o montante mesmo que ele já tenha sido transferido para outras contas após o crime inicial.

Até entao, o sistema de devolução do pix ficava limitado apenas à primeira conta que recebia o depósito fraudulento.

Pelas novas regras, no entanto, o caminho do dinheiro passa a ser monitorado em várias etapas, o que aumenta as chances de a vítima ser ressarcida.

O Banco Central espera que a medida desestimule a prática de crimes envolvendo o pix ao identificar com rapidez as contas laranjas utilizadas para pulverizar os recursos roubados.

Lembrando que desde o final do ano passado, os aplicativos de bancos já contam com uma função específica para contestar transações de forma direta, sem a necessidade de falar com um atendente.

Ao registrar a queixa pelo próprio aplicativo, o sistema inicia o rastreio imediatamente, e os recursos podem ser devolvidos em um prazo de até onze dias após a análise da contestação.

A recomendação é que, em caso de qualquer irregularidade, o usuário acione o dispositivo de segurança o mais rápido possível para garantir a eficácia do bloqueio.

Sair da versão mobile