Promover uma aprendizagem que vai além da sala de aula e despertar nos alunos a consciência ambiental são alguns dos compromissos da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde. Nesse sentido, o projeto Eco Coroas, desenvolvido na Escola Municipal São Cristóvão pelo professor Antônio Paiva, foi premiado na 2ª edição do Prêmio Educador FTD Educação.
A premiação visa valorizar e reconhecer educadores que desenvolveram projetos educacionais inovadores nos anos letivos de 2024 e 2025, além de disseminar boas práticas e reconhecer a qualidade da Educação Básica de todo o Brasil. A realização é da FTD Educação, com coordenação técnica da ponteAponte.
A iniciativa venceu na categoria ESG (Environmental, Social and Governance). Esta é voltada à valorização de projetos educacionais que promovem a sustentabilidade, o impacto social e o engajamento dos estudantes em práticas responsáveis e inovadoras.
Desenvolvido com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, o projeto buscou colocar em prática os aprendizados da disciplina de ciências sobre biodiversidade, degradação e recuperação ambiental por meio da produção de coroas de plantio. Essas funcionam como barreiras no entorno de mudas nativas, protegendo-as do mato invasor e evitando a competição por água e nutrientes.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
As coroas são confeccionadas a partir da mistura de papel reciclado, triturado e umedecido com polvilho de mandioca cozido.
“Eu estou muito feliz com o prêmio. Ele representa um reconhecimento e também é uma forma de divulgar o projeto. Economizar papel e reaproveitar materiais que seriam descartados, dando a eles um novo valor, só faz sentido se muitas pessoas também adotarem essa iniciativa”, ressaltou o professor Antônio Paiva.
“Parabenizo o professor Antônio, seus alunos e toda a equipe escolar pela iniciativa de pesquisar e elaborar um projeto diferenciado, que transforma a aprendizagem em prática. Certamente, essa premiação impulsionará a participação de outros docentes da rede municipal em 2026”, declarou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Sobre o Prêmio Educador da FTD Educação
Ao todo, a premiação selecionou duas iniciativas por categoria — uma da rede pública e outra da rede particular de ensino —, totalizando doze vencedoras em todo o país.
Conforme o regulamento, os professores responsáveis pelos projetos selecionados receberão um vale-presente no valor de R$ 7 mil. As escolas onde as iniciativas foram desenvolvidas também serão homenageadas com uma placa de menção honrosa.
A organização ainda elegerá dois dos projetos selecionados como destaque. Os educadores responsáveis por estes serão premiados com uma viagem internacional e com uma bolsa de pós-graduação EAD na PUCPR. A revelação dos premiados está prevista para o mês de março, durante o evento Jornada Pedagógica.





