
O Rock in Rio anunciou nesta terça-feira, 10, os dois artistas que faltavam para completar o line-up do Palco Mundo do dia 7 de setembro: o cantor e pianista americano Jon Batiste e a cantora brasileira Luísa Sonza. Eles se juntam aos outros dois nomes anteriormente anunciados para o segundo dia do festival, o astro pop britânico Elton John e o decano da música brasileira Gilberto Gil.
Pela primeira vez no Rock in Rio, Batiste, 39 anos, é conhecido por fundir com maestria gêneros como o jazz, R&B, soul e gospel, em uma embalagem pop, destacando-se como um dos principais nomes de sua geração.
Em entrevista ao Estadão em agosto de 2025, quando lançou seu novo álbum, Big Money, Batiste afirmou que vê o Brasil como “um primo de Nova Orleans”, em referência à cidade americana, conhecida por produzir uma música vibrante. “Ambos celebram o carnaval e até compartilham a tradição culinária do arroz com feijão. E existe uma ligação com a diáspora africana que se revela nos dois lugares de formas muito parecidas”.
Batiste esteve no Brasil em 2023, quando se apresentou no C6 Fest acompanhado pela cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá. Neste show, Batiste desceu do palco e fez uma ciranda entre o público tocando instrumentos, um momento bastante vibrante para o estreante festival.
Cantora pop, Luísa Sonza, nome constante em festivais, esteve na última edição do Rock in Rio, em 2024, quando encerrou a turnê do álbum Escândalo Íntimo, o mais bem-sucedido de sua carreira até o momento. Desta vez, ela vai trazer um show com seus grandes hits de carreira.
A apresentação terá uma homenagem à bossa nova, com a participação de Roberto Menescal. O músico tocou no álbum Bossa Sempre Nova, que Luísa divulgou em janeiro deste ano. Menescal, um dos últimos remanescentes da turma inaugural da bossa nova, tocou no disco da cantora em faixas como Você e O Barquinho.
Ao Estadão, Luísa disse que se apresentar no Rock in Rio é “o tipo de convite que arrepia antes mesmo de subir ao palco”. Ela justifica: “É um festival que eu cresci assistindo, sonhando em estar ali, e agora poder voltar com um show totalmente pensado para esse momento, mais maduro e mais intenso, tem um significado muito especial para mim”.
Cantora premiada, Laufey é estrela do Palco Sunset
A cantora Laufey, aos 26 anos, será haedliner do Palco Sunset Foto: Emma Summerton
Além de completar o line-up do Palco Mundo de 7 de setembro, o Rock in Rio anunciou parte das atrações do Palco Sunset para o mesmo dia. A headliner será a cantora islandesa Laufey, que venceu o Grammy de 2026 de Melhor Álbum Vocal de Pop Tradicional com o álbum A Matter of Time. Foi o segundo Grammy de Laufey, que, no ano anterior, levou, na mesma categoria, com o disco Bewitched. Esta será a primeira vez de Laufey, de 26 anos, no festival.
Outra estreia no Rock in Rio será a do hitmaker brasileiro Guilherme Arantes, 72 anos. Compositor de sucessos como Um Dia, Um Adeus, Cheia de Charme e Meu Mundo e Nada Mais, Arantes lançou em janeiro o álbum Interdimensional, com canções inéditas.
A escalação do compositor foi uma surpresa, já que Arantes, nos últimos tempos, tem apresentado uma visão crítica aos festivais por achar que eles deixam a música em segundo plano em benefício do que os produtores chamam de “experiência”.
O músico Guilherme Arantes fará sua estreia no Rock in Rio Foto: Leo Aversa
Arantes vai subir ao palco ao lado da banda Roupa Nova, que esteve no festival uma única vez, em 1991. É da banda a primeira gravação do tema oficial do Rock in Rio, composição de Eduardo Souto Neto e Nelson Wellington, utilizado até os dias de hoje.
Outra atração deste mesmo dia 7 é o cantor de samba e pagode Péricles, antigo parceiro do festival. Desta vez, o cantor fará um show dedicado ao repertório da gravadora Motown, selo americano responsável pela divulgação da black music moderna e por onde passaram artistas como Marvin Gaye, Stevie Wonder, The Supremes, The Commodores e The Jackson Five.
O Rock in Rio ocorre nos dias 4, 5, 6, 7, 11,12 e 13 de setembro na Cidade do Rock, na zona oeste do Rio de Janeiro. A primeira modalidade de ingressos, o Rock in Rio Card, já está esgotada. A produção do festival ainda não anunciou a data para a abertura da venda geral de ingressos.
Fonte: Estadão





