Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Uso de cigarro eletrônico cresce entre estudantes brasileiros

black and silver vape

Photo by Ali Hassan on Pexels.com

Três em cada dez adolescentes brasileiros já experimentaram cigarros eletrônicos.

Esse é um dos achados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, recém-divulgada pelo IBGE.

De acordo com os dados, o uso de dispositivos como vapes e pods entre jovens de treze a dezessete anos saltou de dezesseis para quase trinta por cento nos últimos cinco anos.

O crescimento é ainda maior quando observado o uso frequente.

O consumo nos trinta dias anteriores ao levantamento registrou uma alta superior a trezentos por cento, passando de 8,6% para 26,3%

Enquanto o cigarro convencional e o narguilé perderam espaço entre os estudantes, os aparelhos eletrônicos se tornaram a nova porta de entrada para a dependência química, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil.

O perfil da pesquisa revela que as meninas lideram a experimentação e que o uso é mais comum entre alunos da rede pública de ensino.

Especialistas alertam que, apesar de serem comercializados com um apelo moderno e sabores variados, esses produtos contêm nicotina e metais pesados, substâncias que prejudicam o desenvolvimento cerebral e causam danos severos aos pulmões.\

Vale lembrar que, no Brasil, a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos são proibidos pela ANVISA.

Sair da versão mobile