O município de Várzea Grande registrou 15 casos de Doença de Chagas em 2025, reforçando a necessidade de atenção e cuidados contínuos com a saúde da população.
Entre os pacientes, três estão na faixa etária de 40 a 49 anos, além de um caso em uma idosa de 80 anos.
Em 2026, até o momento, já foram confirmados dois novos casos, um em paciente entre 30 e 39 anos e outro na faixa de 60 a 69 anos.
Os números demonstram que a doença segue ativa no município e exige vigilância constante.
A Doença de Chagas é transmitida, principalmente, pelo inseto conhecido como barbeiro, que pode contaminar alimentos ou entrar em contato com a pele humana.
Na fase inicial, os sintomas podem ser leves ou até inexistentes. Quando presentes, incluem febre, cansaço, inchaço no local da picada, dor de cabeça e mal-estar.
Já na fase crônica, a doença pode provocar complicações graves, especialmente cardíacas e digestivas.
O tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS, Sistema Único de Saúde, e varia de acordo com o estágio da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande reforça que a prevenção é a principal forma de combate à doença.
Entre as principais orientações estão: fechar frestas em paredes, portas e janelas, para evitar a entrada do barbeiro nas residências, além de manter quintais limpos e livres de entulhos.
