
Mais da metade da população brasileira não pratica nenhuma atividade física.
É que mostra uma nova pesquisa Genial/Quaest realizada entre os dias 6 e 9 de março com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo país.
De acordo com os dados obtidos, 53% dos brasileiros são totalmente sedentários, e apenas 13% conseguem manter uma rotina de exercícios todos os dias, mesmo percentual daqueles que afirmam se exercitar “quase todos os dias”.
Já os demais 21% destinam um tempo para os exercícios somente em “alguns dias da semana”.
O levantamento destaca que a falta de movimento não é apenas uma escolha individual, mas um reflexo de barreiras econômicas e de infraestrutura.
A análise mais detalhada dos dados mostra que o sedentarismo atinge com mais força os grupos socialmente mais vulneráveis.
Entre as mulheres, o índice de inatividade chega a 59%, e o número sobe para 65% entre cidadãos com apenas o ensino fundamental completo.
No recorte por renda, 64% das pessoas que ganham até dois salários mínimos não praticam exercícios, um dado que evidencia que a falta de tempo, o cansaço excessivo e a ausência de espaços públicos seguros e iluminados impedem que a população mais pobre cuide da saúde.
Vale lembrar que a recomendação da Organização Mundial da Saúde é de pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana.





