segunda-feira, 29 junho 2026
Início Cidades Várzea Grande POLO DE INOVAÇÃO | Depois de 10 anos, Parque Tecnológico é inaugurado...

POLO DE INOVAÇÃO | Depois de 10 anos, Parque Tecnológico é inaugurado em Várzea Grande

0
25
Matheus Guimarães / Secom-VG

Após mais de uma década de espera, Várzea Grande inaugurou na última semana, o Parque Tecnológico, que passa a funcionar como Centro de Inovação de Mato Grosso.

Instalado no bairro Chapéu do Sol, o complexo reúne governo, universidades e empresas para o desenvolvimento de projetos nas áreas de tecnologia, agronegócio, sustentabilidade e saúde.

O empreendimento é fruto de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Várzea Grande.

Para concluir as obras de infraestrutura no entorno do parque, o município investiu cerca de quatro milhões de reais.

Segundo a prefeita Flávia Moretti, o Parque é fundamental para fomentar investimentos e o desenvolvimento de novas tecnologias, não apenas para o comércio estadual, mas também para o fortalecimento da economia local, além disso, na opinião dela, Várzea Grande retoma, agora, seu protagonismo como um polo de inovação.

A gestão do complexo será realizada pelo Tecnológico de São José dos Campos, de São Paulo.

Entre os primeiros projetos está a instalação de um supercomputador, em parceria com a Lenovo, para monitoramento do microclima de Mato Grosso, além de pesquisas voltadas ao combate à leishmaniose, hanseníase e ao desenvolvimento de tecnologias para eliminar o uso de mercúrio na extração de ouro.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, cerca de 50 empresas já manifestaram interesse em integrar o parque, enquanto universidades iniciaram a implantação de laboratórios de pesquisa.

A Prefeitura também encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê incentivos fiscais para atrair novos investimentos ao complexo.