Moradores de rua e os dilemas das cidades

0
87

Não é de hoje que o Brasil sofre com pessoas em situação de rua, seja nas metrópoles ou nas cidades pequenas, o registro é cada vez maior. Na verdade esse problema não é exclusivamente brasileiro, ele está presente no mundo todo.

Nesta terça-feira (07) o Prefeito da cidade de Tangará da Serra-MT, Fabio Junqueira, levantou novamente o assunto quando postou em suas redes sociais, o relato de um grupo de moradores de rua que foram atendidos pelos servidores da Secretaria de Assistência Social. O grupo relatou que teria sido enviado de Lucas do Rio Verde para a cidade tangaraense.

Conforme o relato, um veículo tipo van, deixou três indivíduos em uma das praças da cidade e encaminhou o restante para um albergue, a mando de um empresário. Em nota, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde esclareceu que não foi a responsável pelo transporte e tão pouco tinha conhecimento desse ato, já que o município cumpre com os procedimentos determinados por lei, no rege a abordagem, acolhimento, atendimento e demais serviços.

Acontece que há anos, as cidades mato-grossenses sofrem com a migração desordenada de pessoas que vem de outros Estados – considerados mais carentes – com a promessa de emprego, qualidade de vida e muitas outras coisas. Porém, muitas dessas pessoas não possuem qualificação e passam a conhecer uma realidade completamente diferente.

Outro ponto, é que muitas essas pessoas estão nessa situação por motivos que se correlacionam entre a perda de emprego, uso de drogas e conflitos familiares.

O que mais se vê nas Administrações Públicas é a falta de uma Politica Pública mais séria e que de fato ajude essas pessoas, não apenas levar de uma cidade para outra – seja cidade de origem ou novos municípios.

Vale ressaltar que esse tipo de prática – encaminhar para a cidade de origem – não é novidade. Entretanto, isso não justifica tal situação, pois é importante lembrar que são seres humanos, que muitas vezes se afundam nas drogas, alcoolismo, prostituição ou entram na vida do crime, por vários fatores.

É claro que, para que a mudança aconteça é necessária a vontade por parte desses moradores, sendo essa a maior dificuldade por parte da Gestão Pública, pois em muitos casos é cômodo para essas pessoas dormirem nas ruas, sob marquises, em praças, embaixo de viadutos ou pontes e recebendo toda a assistência necessária da população e da administração pública.