Trânsito promove ações educativas e de orientação nas ruas de Sinop

0
73

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte e Urbano (SMTU), por meio de seu Departamento de Educação para o Trânsito, realiza ações para promoção da conscientização e valorização à vida. Desta forma, os agentes da Guarda Civil Municipal promovem atividades que consistem em blitze nas ruas, palestras em empresas e instituições. O trabalho visa chamar a atenção da sociedade quanto à violência no trânsito.

Nesta segunda-feira, 18/11, as ações foram realizadas na Praça da Bíblia, com blitz educativa para motoristas, e na Gleba Mercedes, para estudantes da Escola Carlos Drummond de Andrade. A agenda objetiva a promoção de uma maior consciência e responsabilidade, ampliando o diálogo com motoristas e o alerta quanto à necessidade de cada um dos atores construírem um trânsito mais seguro.

Como explica o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito, Benhur Carvalho, só a mudança de comportamento pode frear os índices de acidentes. “Estamos conscientizando os motoristas quanto a algumas regras de comportamento para que não tenhamos um número maior de acidentes, principalmente com óbitos. O trânsito é feito de pessoas. Acidentes acontecem é pelo fator comportamental e não pela via ou veículo, mas o motorista com excesso de velocidade e não respeito à sinalização, pois, se andar devagar, os acidentes não vão ocorrer”, destacou o representante.

O cenário estatístico para Sinop é alarmante.Com 54.81 óbitos para cada grupo de 100 mil habitantes, a taxa de mortalidade no trânsito, registrada no ano de 2018, foi a mais alta desde 2010. Os números da série histórica englobam tanto mortes ocorridas nas vias municipais como ruas e avenidas, quanto nas rodovias dentro dos limites da cidade. De acordo com a STU, do universo de 54.81 casos, para o respectivo grupo, 31.85 fazem referência, apenas, aos registros em vias de Sinop, enquanto outros 22.96 para as rodovias.

Em Sinop, a frota de veículos é calculada em 118.612 unidades, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Fonte Assessoria da Prefeitura