Pesquisa mostra melhora nos atendimentos das Unidades de Saúde em Sinop

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Os trabalhos de reformulação de estratégias em acolhimento à comunidade nas Unidades Básicas de Saúde, implantados pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a equipe interdisciplinar da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop – pelos cursos de enfermagem, medicina, farmácia e gestão estratégica – já estão apresentando resultados positivos, segundo uma pesquisa piloto realizada pelo setor de monitoramento da Secretaria. Em conversa com 61 pacientes já se consta que, após a contração de 30 novas recepcionistas e as capacitações sobre atendimento humanizado para todos os servidores da Atenção Básica, 75% dos pesquisados dão notas 09 e 10 para o novo formato de atendimentos nas recepções; outros 21% avaliam com 07 e 08 e o restante com notas abaixo disso.

Ao avaliarem os técnicos de enfermagem que atuam no atendimento ao usuário, 82% dos pesquisados deram notas 09 e 10 e 18% avaliaram com notas 07 e 08, não havendo pontuações inferiores a essas. Os enfermeiros, também, receberam 09 e 10 de 85% dos entrevistados; 11% atribuíram notas 06 e 07.

A avaliação sobre o corpo médico também demonstrou resultados positivos às dinâmicas implementadas. 93% de notas foram de 09 a 10 e 2% de 07 a 08. Pela pesquisa nota-se que 43% dos pesquisados não têm nenhuma reclamação relacionada ao atendimento. Entre as reclamações, lidera com 41% o tempo de espera, 13% agendamentos de consultas e 3% no agendamento de consultas de urgência.

Sobre o tempo de espera, 8% avaliam como excelente, 40% bom, 40% regular e 12% ruim. Sobre a implantação do novo sistema de informação, 97% dos pesquisados aprovam a utilização de um aplicativo para agendamento de consulta.

Após avaliar essas informações, o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer, informou que mesmo com o bom resultado da pesquisa, os trabalhos de melhoramento vão continuar. “A Secretaria de Saúde tem plena consciência que existe muito ainda a ser feito. Estamos trabalhando a todo tempo para chegar à qualidade que almejamos e que a nossa prefeita Rosana Martinelli quer. E esse resultado mostra que estamos no caminho certo, estamos felizes por isso”, frisa o gestor.

As atividades iniciaram em 06 de maio, por meio de um estudo científico da universidade, com foco em minimizar os processos de atendimento e capacitar as equipes da Atenção Básica para que a gestão atual possa ofertar o melhor atendimento possível à população sinopense.

Fonte Assessoria da Prefeitura