Prefeitura forma 120 novos agentes mirins escolares

0
107

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano/Guarda Civil Municipal, realizou, na noite dessa quarta-feira, 04/12, cerimônia de formatura de 120 estudantes da Rede Municipal de Ensino participantes do projeto Agente Mirim Escolar (AME), inserido ao escopo de iniciativas em educação para o trânsito e a construção de uma agenda coletiva que prime pela segurança, o respeito às leis e à vida. Realizado na Câmara de Vereadores, o momento contou com a participação de familiares dos formandos, representantes das forças de segurança (Polícia Militar, Bombeiros), Câmara de Vereadores, entre outros.

Em 2019, o AME abrangeu estudantes dos quartos e quintos anos das escolas municipais Aleixo Schenatto, Jurandir Liberino de Mesquita e Maria Aparecida Amaro de Souza que, desde julho, participaram das atividades. Na prática, os pequenos se tornam multiplicadores do conhecimento adquirido nas aulas sobre o trânsito. “O objetivo geral deste projeto, realmente, é a mudança de comportamento. A criança sendo inserida na questão do trânsito, vamos ter um trânsito mais consciente, com motoristas mais responsáveis e comprometidos. A ideia surgiu no ano de 2005 e, até hoje, se estende em diversas escolas do nosso município”, destaca Benhur Carvalho, guarda civil municipal e diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito.
Presente à cerimônia de formatura, o secretário municipal de Trânsito, Roberto Trevisan, ressaltou o compromisso da gestão Rosana Martinelli em assegurar a vigência do projeto e sua realização nas escolas municipais. Conforme antecipou o secretário, a meta para o próximo ano é avançar em números de escolas e estudantes beneficiados. “A prefeita Rosana está de parabéns e ela, inclusive, já pediu para que em 2020 se dobrem estes formandos e se tenham, no mínimo, 300 se preocupando com o trânsito, com a mobilidade urbana. Estamos focados nisso”, destacou o titular da Pasta.

Ao participarem do projeto, todos os agentes recebem camisetas e bonés que servem, inclusive, para os identificar enquanto membros do AME. Na avaliação dos pequenos formandos, o projeto transforma vidas e proporciona o conhecimento em relação a um tema sensível e que merece destaque: o trânsito e o impacto decorrente da falta de consciência, respeito às normas de segurança. Para a estudante Leidiane Vitória, participar do Agente Mirim Escolar é ter a consciência sobre o que se é necessário para um trânsito mais seguro. As formações, na avaliação da criança, já trazem resultados práticos, que é a percepção quanto ao que não se deve fazer. “Esses motoristas que andam sem cinto, se a gente não trabalhasse no projeto íamos ser iguais a eles”, expressou a estudante.

Emanuelly Souza fala sobre o aprendizado conquistado. “Tem que se cuidar, tem que colocar cinto de segurança, dirigir com cuidado. As pessoas que vão andar de moto tem que colocar o capacete certinho, cuidar com as crianças, estacionar certinho, não ficar estacionando na vaga de quem usa cadeira de rodas”, destaca. Da também agente Maria Eduarda Florentino vem o alerta quanto à segurança nas imediações das escolas, bem como na cidade em geral. “A gente tem que cuidar da vida das crianças”, destaca, em uma referência aos ensinamentos e atividades práticas proporcionadas pelo AME.

Também participando da formatura dos estudantes, autoridades dos diferentes segmentos destacaram o êxito do projeto e a iniciativa da Prefeitura em manter suas frentes de educação para o trânsito, a exemplo do discurso proferido pela vereadora Professora Branca.
No histórico do AME, segundo a Guarda Civil Municipal, sua origem data de 2005, com o nome Aluno Guia. Nele, os cursistas atuavam, inclusive, com orientações e controle de tráfego de trânsito nas imediações das escolas e com o apoio dos agentes da Guarda Civil. Em 2015, o Agente Mirim Escolar, já com este referido nome, abrange duas escolas e 60 crianças das unidades Uilibaldo e Sadao.
Fonte Assessoria da Prefeitura