Achando que estão de férias

0
58

Apesar de não ter nenhum caso de coronavírus detectado no município, o prefeito de Barão de Melgaço (109 km de Cuiabá), Elvio de Souza Queiroz (PSC) proibiu, por decreto, a circulação de turistas na cidade.

Ocorre que diante da suspensão de diversos setores de trabalho, que determinaram o isolamento social para evitar o avanço do contágio do coronavírus, muita gente, ao invés de ficar em casa, como determinado, tem lotado a cidade turística em atividades de pesca, pensando estar de férias, e com isso aumentado o risco de contaminação.

No decreto, que institui a situação de emergência, o prefeito proíbe a entrada de turistas na cidade até 21 de abril, podendo estender o prazo. Também fica suspensa a circulação de ônibus de turismo/excursão, micro-ônibus, vans e similares inclusive para as modalidades day use e city tour. A determinação proíbe feiras livres, exposição em geral, funcionamento de bares e restaurantes (somente delivery) e restringe o funcionamento dos postos de combustíveis de segunda-feira a sábado, das 07h às 19h, sendo vedado o funcionamento aos domingos e feriados.

Permitido é o funcionamento de farmácias, mercados e bancos, mas com atendimento de apenas duas pessoas ao mesmo tempo.

O descumprimento das medidas pode caracterizar como crime.

Governo

Nesta quinta-feira (26), o governador Mauro Mendes (DEM) pediu que os prefeitos não tomem medidas radicais de isolamento econômico, temendo caos social. Ele argumenta que é preciso manter o isolamento social, mas abastecer a economia.

O governador decretou estado de calamidade pública e disse que iria conversar com todos  os prefeitos para que as medidas fossem alinhadas conforme a necessidade de cada município.

Fonte : ReporterMT