Paisagismo urbano serve para atrair investimentos e aumentar a qualidade de vida do sinopense

0
66

Com um setor de prestação de serviços bastante forte, a cidade de Sinop é destaque entre os 141 municípios mato-grossenses e polo para, pelo menos, outros 32 que buscam os serviços de saúde. As várias opções de faculdades e cursos universitários e uma grande variedade de marcas e opções de comércio que oferece desde franquias nacionais a todos as concessionárias de veículos chamam a atenção.

À frente da pasta de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese enxerga, no Poder Público, uma grande responsabilidade em manter toda essa pujança. Para ele, um dos caminhos para essa sustentabilidade está no paisagismo e urbanismo do quadrilátero central e na revitalização de passeios públicos em parques e áreas verdes e nas mais diversas ruas de Sinop que, além de embelezar a cidade, também melhoram a qualidade de vida dos seus moradores, ajudando a atrair investidores e potenciais consumidores.

“Sinop é uma cidade planejada com ruas e avenidas largas e merecia esse embelezamento com flores adequadas para a nossa região. Investir no paisagismo é resgatar a integração do cidadão com os espaços públicos, é valorizar o munícipe, agradar os visitantes e atrair investidores”, fala ao referir-se ao trabalho de arborização feito em ruas, avenidas e áreas de convivência desde o início da administração da prefeita Rosana Martinelli.

No inicio da gestão, mais de 20 mil mudas de diversas espécies entre flores, forrageiras, palmeiras e outras arbóreas foram adquiridas para revitalizar os canteiros centrais das principais avenidas da cidade. A partir destas unidades, o viveiro municipal Roque Canelli passou a reproduzir todas as amostras. Até este ano, mais de 300 mil mudas já foram reproduzidas e plantadas.

Todo esse trabalho pode ser notado nas rotatórias da cidade, assim como em canteiros centrais. Planejada, tem ruas e avenidas largas que chegam a até 70m, uma arquitetura que permite pistas de caminhada e ciclismo como na avenida André Maggi, uma importante avenida que liga, pelo menos, 20 bairros, além de ser uma importante rua de comércio dos mais diversos ramos. Abriga, inclusive, uma galeria com 76 lojas e praça de alimentação.

“Estamos, há um ano, investindo no paisagismo e urbanismo da André Maggi. Fizemos o calçamento, colocamos bancos ao longo de toda uma ciclovia, lixeiras e cerca de 150 luminárias, pois enxergamos que, além de servir de via de acesso para as pessoas que usam a avenida para ir e voltar do trabalho poderia servir de local de lazer”, ilustra ao apontar que as pessoas sempre vêm qualidade de vida como consequência de cidade boa de morar e de investir.

A prática de jardinagem também foi aplicada na avenida Don Henrique Fröelich e na avenida das Itaúbas, que também agregam ciclovias e pistas de caminhada, se tornando um importante local para a prática de exercícios físicos. “A prefeita decidiu investir em saúde e distribuiu várias academias ao ar livre, assim como parquinhos para crianças, nós fomos lá, plantamos flores, distribuímos bancos e deixamos bonitos e mais confortáveis para a família inteira”, diz ao lembra da prática de tomar chimarrão e estreitar os laços de amizade que o sinopense tem.

Fonte: Prefeitura Sorriso