Polícia Civil prende no Pantanal suspeito de tráfico internacional de drogas

0
77

Equipes da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol) da Polícia Civil conseguiram localizar na tarde desta quinta (18) um homem que estava com mandado de prisão expedido pela Justiça Federal pelo crime de tráfico internacional de drogas.

O homem de 40 anos foi preso em uma região do Pantanal, o distrito de São Pedro de Joselândia, local de difícil acesso entre os municípios de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço. Anteriormente, ele já tinha sido procurado pela Polícia Federal e Polícia Militar.

A equipe da Polinter solicitou apoio da Delegacia de Santo Antônio de Leverger para coletar mais informações, a fim de subsidiar nas diligências para localização e prisão do foragido.

As informações apontavam que o criminoso estava se refugiando em propriedades rurais do Pantanal mato-grossense, alternando sua estadia em locais de difícil acesso, sobretudo, em áreas onde existiam pistas de pouso clandestinas que permitiam a aterrissagem de aeronaves de pequeno porte como as utilizadas por narcotraficantes para o transporte de drogas da Bolívia para Brasil via Pantanal mato-grossense.

Após ser conduzido à sede da Polinter e formalizado os procedimentos relativos ao cumprimento do mandado de prisão, o investigado foi encaminhado a uma unidade do Sistema Penitenciário na região metropolitana de Cuiabá.

A Polinter contou com apoio da equipe de investigadores de Santo Antônio de Leverger que contribuíram para o sucesso das diligências que levaram à prisão do foragido da justiça.

Operação contra o narcotráfico

O homem preso nesta quinta responde a processo na Justiça Federal em Mato Grosso por tráfico internacional de drogas. Em junho de 2013, ele foi preso e autuado em flagrante durante uma operação realizada pela Polícia Federal, em conjunto com o Ciopaer e o Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM,  em uma fazenda no município de Poconé, no Pantanal.

Na ocasião, os agentes federais flagraram o pouso de uma aeronave carregada com 453 quilos de cocaína. Na operação foram apreendidos também pistolas calibre nove milímetros, uma camionete Hilux e uma mochila com US$ 750 mil dólares. Durante a abordagem à aeronave, os policiais foram recebidos a tiros. Dois traficantes morreram no local.