Consórcio de Saúde entrega equipamentos e mais nove UTIs Covid 19

0
59

O vice-presidente do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Frantz e a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli realizaram na manhã desta sexta-feira (10), a entrega de respiradores ao Hospital Regional de Sinop.

Os equipamentos, junto com os monitores, já entregues, irão compor as nove novas UTIs, destinadas, exclusivamente, ao tratamento dos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

De acordo com o vice-presidente, com a entrega dos equipamentos e a contratação dos profissionais, realizada pela diretoria do hospital, os novos leitos já entram em funcionamento.

“Essa foi uma ação rápida dos municípios, em parceria com o Estado, para aumentar o número de UTIs e garantir o tratamento dos pacientes. A taxa de ocupação está alta e precisamos viabilizar novos leitos. Não aceitamos perder vidas por falta de estrutura.”

Com a abertura das novas vagas, o Regional de Sinop, chega a 29 leitos destinados, exclusivamente, ao tratamento dos pacientes diagnosticados com a Covid-19.

As novas UTIs serão custeadas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso. A aquisição dos equipamentos, aproximadamente R$ 550 mil, foi viabilizada pelas Câmaras de Vereadores dos municípios consorciados.

O presidente do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, ressaltou a importância da parceria com o Poder Legislativo, que destinou recursos para a compra dos equipamentos.

Cada Câmara de Vereadores doou uma quantia, de acordo com o orçamento. O valor foi repassado aos prefeitos e, posteriormente, ao consórcio, que fez a compra e pagamento dos equipamentos.

“O momento pede a união dos poderes. Quero agradecer a todos os vereadores, por meio da União Parlamentar do Vale do Teles Pires, pelo apoio e compromisso com a população”, destacou Pascoski.

Além das nove UTIs abertas em Sinop, o consórcio e o Estado estão viabilizando a abertura de mais 20 leitos em Nova Mutum. A previsão é para a segunda quinzena do mês de julho.

O Consórcio de Saúde é formado por 15 municípios da Região Médio-norte, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Vera, Santa Carmem, União do Sul, Nova Maringá, Cláudia, Nova Ubiratã e Feliz Natal.

Fonte:   Assessoria CPSVTP