“Ficava pesquisando formas de morrer”, diz Fábio de Melo

0
63

O padre Fábio de Melo foi o convidado, desta quarta-feira (22), de uma live transmitida no Instagram do jornalista Felipeh Campos. Durante sua participação, o religioso falou sobre sua luta contra a depressão e revelou que chegou a pensar em suicídio há três anos.

– Quando eu tive a minha crise pior, eu não pensava em outra coisa. Eu ficava horas e horas do dia e da noite pesquisando na internet formas de morrer. Foi uma sombra muito difícil de ser enfrentada, um período extremamente doloroso pra mim.

Fábio contou que controlar a saúde mental tem sido sua maior preocupação durante a quarentena. Ele disse que essa é sua fragilidade e grande dilema e contou o que precisou tomar algumas decisões para ajudá-lo a lidar com as crises.

– Tinha programado estudos, ficar um tempo fora do Brasil estudando e nada disso foi possível. Eu precisar administrar a ansiedade de não poder concretizar aquilo que eu havia planejada. Eu tinha muito receio do fato de não poder dar continuidade àquilo que estava sendo tão esperado por mim, tinha muito medo que essa ansiedade de ficar trancafiado pudesse ser um gatilho para voltar à síndrome do pânico e ao processo de depressão. Então minha primeira preocupação foi: eu preciso ficar bem, preciso recrutar em mim aquilo que eu sei que seria capaz de me manter vivo emocionalmente nessa época.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda, ligue para o número 188 ou acesse o site do CVV.