Depois do 8 x 2 – Messi quer deixar o Barcelona

0
76

Lionel Messi está de saída do Barcelona. Após seis dias da apresentação do novo técnico do clube, Ronald Koeman, o camisa 10 enviou um comunicado à diretoria no qual deixa claro o seu desejo de não seguir na equipe. O atual vínculo vai até junho de 2021, mas o jogador usaria uma cláusula de seu contrato que permite a rescisão unilateral ao fim de cada temporada.

A informação foi divulgada pela emissora “TyC Sports” e o jornal “Olé”, ambos da Argentina, e também pelo jornal “Marca”, de Madri, e amplamente divulgada por veículos do mundo. A rádio “RAC1” e a agência de notícias “AP” dizem que o Barcelona confirmou ter recebido o comunicado de Messi.

Segundo as publicações, o argentino teria mandado um “burofax” ao Barcelona, que é um recurso na Espanha para envio de documentos urgentes pelo correio, uma espécie de carta registrada que pode ser enviada pela internet. O camisa 10 escolheu tal alternativa para tornar o desejo oficial.

De acordo com o “Marca”, o prazo para exercer a cláusula que permite Messi encerrar unilateralmente o contrato expirou no último dia 10 de junho. O Barcelona teria recusado a rescisão e alegado que o prazo venceu. No entanto, o argentino e sua equipe acreditam que as mudanças no calendário impostas pela pandemia do novo coronavírus e a paralisação no futebol podem ajudá-lo na tentativa de romper o vínculo.

No último dia 20, o camisa 10 se reuniu com o novo treinador do Barça, Ronald Koeman, e segundo a rádio catalã “RAC1”, o jogador teria deixado claro que se via mais fora do clube do que dentro. Messi não faz declarações ou aparições públicas desde a derrota por 8 a 2 para o Bayern de Munique na Liga dos Campeões.

 Foto: AFP

O presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, afirmou que conta com o argentino e disse que ele só sairia se algum clube pagar a multa rescisória de 700 milhões de euros (R$ 4,6 bilhões). O ex-zagueiro e ídolo do time catalão, Puyol, publicou uma mensagem de apoio ao camisa 10 no Twitter e teve uma resposta de Luis Suárez.

“Respeito e admiração, Leo. Todo meu apoio, amigo”, escreveu Puyol

 

Antes mesmo de qualquer comunicado oficial, Quim Torra i Pla, presidente da Generalidade da Catalunha, publicou uma mensagem de despedida a Messi.

– A Catalunha sempre será sua casa. Muito obrigado por todos esses momentos de felicidade e futebol extraordinário. Tivemos a sorte de compartilhar alguns anos de nossas vidas com o melhor jogador do mundo. E um nobre atleta. Nunca o esqueceremos. Leo Messi, Cruz de São Jorge – escreveu o político.

Maior jogador da história do Barcelona, Messi tem 731 jogos e 634 gols em 16 temporadas jogadas no clube. Conquistou, entre outros, quatro Liga dos Campeões da Europa, três Mundiais de Clubes, 10 Campeonatos Espanhóis e seis Copas do Rei e foi eleito o melhor jogador do mundo por seis vezes.

Dias antes da goleada por 8 a 2 sofrida pelo Bayern de Munique, algo que ampliou e muito uma crise já existente no Barcelona, a imprensa italiana noticiou um interesse da Internazionale pelo craque. Segundo o “La Gazzetta dello Sport”, inclusive, Messi comprou uma cobertura em Milão.

O Barcelona passa por um processo de reformulação após a chegada de Koeman. O holandês já comunicou a Suárez e Vidal que não conta com os dois para a próxima temporada, e Rakitic, Umtiti e Firpo devem seguir no mesmo caminho. Piqué, Sergi Roberto e Busquets terão seus futuros discutidos nos próximos dias. Jordi Alba fica, de acordo com informações da imprensa local.

Por G1 / GE