Inadimplentes podem ter energia cortada a partir de domingo;

0
72

Consumidores inadimplentes com a fatura de energia elétrica podem ter o fornecimento cortado a partir desse sábado (1º). A suspensão nos cortes, determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vence nessa sexta (31), segundo a concessionária Energisa, mais 100 mil acordos já foram realizados e 30% são residências. Consumidores de baixa renda não terão energia cortada, de acordo com decreto legislativo nº 6/2020.

O serviço de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT) já emitiu alerta aos consumidores que devem regularizar a situação para não sofrerem cortes.

Desde março a Aneel, pela Resolução, nº 878/2020, havia suspendido os cortes devido à pandemia de Covid-19. O prazo ia até 23 de junho e foi prorrogado para 31 de julho. Para evitar cortes, o Grupo Energisa está oferecendo condições especiais de parcelamentos para os consumidores que estão com suas contas atrasadas.

“Essa oportunidade de negociação é válida para clientes atendidos em baixa tensão, como as residências, pequenos comércios e clientes rurais. Para se ter uma ideia, mais de 30% das negociações e renegociações foram realizadas para consumidores residenciais”, destaca Murilo Galvão, gerente do departamento de serviços comerciais da Energisa Mato Grosso.

A renegociação pode ser feita diretamente com a empresa. “Não é necessário nenhum tipo de intermediação, basta o cliente entrar em contato com os canais oficiais da empresa e solicitar a negociação e/ou parcelamento de contas atrasadas”, enfatiza Galvão.

Segundo o Procon, quem verificar inconsistências nas cobranças, teve problemas quanto ao recebimento da fatura em casa ou que não tenha impressa na residência, pode procurar o atendimento por aplicativo de celular ou ligar no 0800 64 64 196.

“Portanto os consumidores devem se atentar ao uso racional de equipamentos elétricos como ventilador, ar condicionado, chuveiro e ferro elétrico e verificar o correto fechamento do refrigerador”, alerta o secretário adjunto do Procon-MT, Edmundo Taques.

Como negociar?

Os clientes podem parcelar seus débitos com entrada facilitada e opções de parcelamento adequadas para a necessidade de cada cliente. “Temos feito todo o possível para que os clientes mantenham a vida financeira equilibrada e não deixem as contas acumularem. Além de ser uma excelente oportunidade, a negociação exclui o nome do devedor da lista dos órgãos de proteção ao crédito”, lembra Murilo.

Para negociar os débitos com a Energisa basta entrar em contato com a distribuidora pelo Whatsapp da Gisa (65 9999 7974) website, aplicativo Energisa On ou pelo Call Center. Pelo Whatsapp, é só escrever “Parcelamento” e a negociação será iniciada.

Canais de atendimento:

Whatsapp Gisa:  (65) 9999-7974 (atende a todo o Estado de MT)

Call Center:  0800 6464 196

Aplicativo para celular Energisa On.

Bancos conveniados para pagamento: Caixa Econômica, Sicredi, Santander, Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Itaú e Sicoob.