MTI realiza evento on-line para debater boas práticas e gestão de tempo

0
55
- Foto por: Assessoria

Um dos maiores desafios dos trabalhadores e gestores públicos está na conciliação do tempo e das rotinas diárias. Saber gerir e organizar as atividades é fundamental para o bom desempenho. Para aprofundar o debate sobre esta questão, a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) realizou, nesta quarta-feira (26.08), a 4ª edição do MTI Tech Talk, com palestras do diretor de TI do StepU, Orlando Junior, e o professor e consultor empresarial, Coltri Junior.

O MTI Tech Talk é um evento online com o objetivo de compartilhar informações sobre diferentes temas da área de tecnologia e propagar novos conteúdos para os colaboradores e parceiros da MTI. Nesta edição, a temática foi: Gestão de Tempo.

Trabalho, descanso e lazer são três pilares fundamentais no desempenho de qualquer trabalhador, seja em uma multinacional, pequena empresa ou até mesmo na rotina de um trabalhador autônomo. Mas, qual é a medida?

De acordo com o professor e consultor organizacional, Coltri Junior, não existe uma medida única, mas equilibrar esses três aspectos é fundamental para o bom desempenho de qualquer trabalhador e consequentemente qualquer instituição.

Equilíbrio

Segundo Coltri, ter um objetivo definido faz com que as pessoas possam ter um esforço estruturado. “Equilíbrio é chave, trabalhar mais não vai resolver a sua vida, você precisa trabalhar certo! Não significa que não vá trabalhar bastante, não significa que vá trabalhar pouco”.

Para Coltri, um problema muito comum é que as pessoas fazem o que tem que ser feito em função do tempo disponível, quando na realidade a lógica deveria ser outra. “É justamente o contrário. Precisamos reformular esse modelo, tem coisas que temos oito horas para fazer, mas ela demanda 10 horas. E existem atividades que vão nos demandar três horas de esforço, mas como temos oito horas disponíveis, gastamos as oito. Precisamos parar para pensar e partir de um princípio – fazer primeiro o mais importante”.

Em sua palestra, o diretor de TI, Orlando Junior, ressaltou a importância de entender os propósitos que nos movem e a necessidade de traçar planos para atingir esses propósitos. “É necessário saber aonde se quer chegar para saber como ir. Essa é a provocação principal que eu faço, inclusive, quanto a gestão de tempo. A causa de insucesso de muitas empresas recém criadas é essa falta de clareza nesses propósitos e objetivos – constrói em um mês e destrói no mês seguinte, justamente porque não essa visão de futuro  estabelecida e com isso, perde-se tempo”.

Orlando compartilhou experiências que teve com o trabalho desenvolvido no Cuiabá Arsenal, equipe de futebol americano da Capital. “Queríamos ser o melhor do Centro-Oeste. Mas, pensamos: por que não ser o melhor do Brasil? Organizamos as metas, os objetivos, essa visão de futuro e conseguimos, inclusive, por dois anos seguidos”.

Organização

Segundo Orlando, um erro muito comum é a mania de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. ”O nosso cérebro não é multitarefa nesse sentido. Por isso, se temos três demandas importantes e tentamos fazer as três ao mesmo tempo, demoramos o dobro de tempo do que se tivéssemos focados em realizar uma de cada vez. Trabalhar focado, otimizamos o tempo”.

Orlando ainda citou alguns métodos de otimização de tempo, como Pomodoro e GPD (Gerenciamento pelas Diretrizes) e a importância de listar as tarefas e saber distribuí-las. “Delegação é outra chave. Sempre que eu recebo uma tarefa eu me pergunto: eu sou a melhor pessoa para realizar essa atividade? Pode ser que eu seja a mais rápida, mas não a melhor, uma vez que não dividindo essas tarefas acabo me sobrecarregando, enquanto não compartilho”, finalizou.

Para o Diretor Presidente da MTI, Antônio Marcos de Oliveira, o evento soma com todo o esforço realizado na empresa em 2020. “Temos desenvolvido um trabalho focado em metas, desempenho, resultados e uma visão empresarial. A gestão do tempo é fundamental para atingirmos o nosso principal objetivo, que é fortalecer a MTI, enquanto Empresa pública provedora de inteligência, serviços e soluções e contribuir cada vez mais para transformação da Administração Pública e vida dos nossos cidadãos”.

O MTI Tech Talk é um evento realizado pela Unidade De Gestão Estratégica de Inovação (UGEIN), com apoio das unidades de Comunicação e Marketing e Conformidade, Riscos, Segurança da Informação e Controle Interno (UNICRC).

Fonte:
Gustavo Nascimento
MTI
Crédito de imagem: – Foto por: Assessoria