Seciteci recebe autorização do MEC para realizar novos cursos técnicos

0
64
Reunião virtual entre representantes do MEC e a equipe técnica de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci - Foto por: Assessoria Seciteci

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC) para a repactuação dos saldos existentes do programa Novos Caminhos para ofertar cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e técnicos em formatos de ensino a distância (EAD) e presencial.

Segundo o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Stephano do Carmo, durante reunião virtual, que ocorreu na sexta-feira (21), entre representantes do MEC e a equipe técnica de Educação Profissional e Tecnológica, responsável por gerir o ensino profissional, ficou acordado que em breve, a Seciteci poderá ofertar novos cursos.

“Agora poderemos enviar para o governo federal a proposta do Estado para a realização dos cursos. Em breve, teremos novas ofertas de cursos e mais oportunidades de qualificação gratuita para trabalhadores do nosso Estado”, disse.
A coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Ana Flávia Derze, explica que metade dos cursos deverão ser escolhidos com base nos estudos feitos pelo Caged e o restante de acordo com as demandas e avaliações das equipes da Seciteci.

“As propostas deverão ser encaminhadas até outubro e seguir critérios técnicos de demanda, indicadores econômicos, histórico de cursos mais ofertados, dentre outros. Todos os cursos deverão ser concluídos até 2023”, informou.
Como contrapartida, a Seciteci deverá aderir ao Sistema de Acompanhamento e Avaliação de  Cursos (SAAS) do MEC para monitoramento e avaliação dos alunos.

As propostas aprovadas serão homologadas até 15 de novembro e até o dia 30 de novembro estarão disponíveis no Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) do MEC.

Fonte:
Camila Paulino
Seciteci
Crédito de imagem: Reunião virtual entre representantes do MEC e a equipe técnica de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci – Foto por: Assessoria Seciteci