Trump diz que explosão em Beirute parece ‘ataque a bomba’

0
72
EDITORS NOTE: Graphic content / Firefighters evacuate a wounded man from the scene of an explosion at the port in Beirut on August 4, 2020. - Two huge explosion rocked the Lebanese capital Beirut, wounding dozens of people, shaking buildings and sending huge plumes of smoke billowing into the sky. Lebanese media carried images of people trapped under rubble, some bloodied, after the massive explosions, the cause of which was not immediately known. (Photo by Anwar AMRO / AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a explosão ocorrida nesta terça-feira em Beirute – que segundo autoridades locais teria origem em um carregamento de mais de 2 mil toneladas de nitrato de amônio – pode ter sido provocada por um “ataque” com “algum tipo de bomba”.

“Parece um ataque horrível”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca ao se referir à explosão que aconteceu no porto de Beirute e deixou mais de 70 mortos e cerca de 4 mil feridos.

“Eu me encontrei com alguns dos nossos generais, e eles parecem acreditar que foi (um ataque). Isso não foi algum tipo de explosão industrial”, acrescentou o presidente dos EUA.

Ainda segundo Trump, os generais “parecem pensar que foi um ataque, foi algum tipo de bomba”.

A enorme explosão atingiu Beirute em uma época em que o país está passando por uma de suas piores crises econômicas desde o fim da guerra civil em 1990.

O primeiro-ministro libanês Hassan Diab revelou em reunião com o presidente Michel Aoun que um carregamento de 2.750 toneladas de nitrato de amônio que estavam em um armazém não fiscalizado há seis anos teria sido a causa da explosão.

Diab prometeu em um breve discurso transmitido por emissoras locais que os responsáveis pelo incidente “pagarão o preço”, pois a “catástrofe não passará sem responsabilidade”.

Michael Reynolds / EFE – arquivo
Fonte: R7