Cerca 425 servidores penitenciários devem ser testados para Covid-19 até sexta-feira (11)

0
53
Teste de covid para servidores do Sistema Penitenciário - Foto por: Teste de covid para servidores do Sistema Penitenciário Créditos da Foto Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), iniciou, nesta terça-feira (08.09), a segunda fase de testagem em massa dos servidores que trabalham nas unidades prisionais. Até sexta-feira (11.09), cerca de 425 profissionais da Penitenciária Central do Estado (PCE) e da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May serão testados.

Uma equipe de saúde está trabalhando dentro da unidade da PCE. O servidor faz o teste e em alguns minutos recebe o resultado. Em caso de positivo, o profissional é afastado de suas funções e, posteriormente, é encaminhado para fazer os exames para detectar a presença ou não do vírus.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, reforçou o empenho dos gestores em buscar atendimento eficaz não só na Capital, mas também no interior Estado.

“Em Cuiabá, está sendo feito nas unidades, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Já no interior, ocorre em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, iniciativas que vêm contemplando 100% dos servidores do Sistema Penitenciário”, frisou.

Testagens e casos confirmados

Dados da Superintendência de Política Penitenciária, levantados até o dia 07 de agosto, apontam que 92 servidores aguardam resultado do exame. No período foram 341 casos confirmados, 597 testados negativos, 240 curados e quatro óbitos.

A coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança da Superintendência de Gestão de Pessoas da Sesp, Mônica Rodrigues de Sousa, explicou que desde o mês de agosto, uma força tarefa que envolve as unidades de segurança pública, ampliou os atendimentos aos servidores.

“Temos equipes que trabalham todos os dias da semana na Diretoria de Saúde e realizam os testes rápidos para os servidores de Cuiabá e Várzea Grande. No interior, os profissionais também são testados por meio da parceria entre as unidades prisionais e a Secretaria de Saúde do município. Nossa meta é garantir o exame para todos os servidores”, destacou.

A servidora Elizabete Xavier de Lima estava entre os 53 profissionais testados nesta terça-feira. “Em 15 dias é o segundo teste rápido que estou fazendo e os dois foram negativos. Este acompanhamento é muito importante, porque quando saímos do trabalho entramos em contato com a nossa família. Então, é importante se proteger”.

Já o servidor Robson Bosco Ferreira Gomes disse que a ação é validade para prevenção. “Este trabalho é importante, pois evita possível proliferação do vírus e a testagem constante previne os servidores, os familiares e os reeducandos”.

Fonte:
Hérica Teixeira
Sesp-MT
Crédito de imagem: Teste de covid para servidores do Sistema Penitenciário – Foto por: Teste de covid para servidores do Sistema Penitenciário Créditos da Foto Tchélo Figueiredo – SECOM/MT