EUA – Caminhões com vacina da Pfizer deixam fábrica, imunização deve começar na segunda

0
67

Os caminhões carregando as primeiras doses da vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech começaram a deixar a fábrica em Michigan, nos Estados Unidos, neste domingo (13). De lá, eles devem seguir para 145 centros de distribuição do país, segundo o exército americano.

O governo dos EUA prometeu começar a vacinar sua população contra a Covid-19 na segunda-feira (14), depois que um comitê do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), deu um parecer favorável à vacina BNT162b2.

Os funcionários da Pfizer chegaram a aplaudir quando os primeiros lotes da vacina deixaram a fábrica . Segundo o jornal “The New York Times”, além da equipe da farmacêutica, representantes do CDC acompanharam a preparação dos pacotes.

Na sexta (11), a agência reguladora americana FDA autorizou o uso emergencial da vacina nos EUA. Essa permissão liberou o transporte e distribuição, mas ainda falta que o diretor do CDC, Robert Redfield, dê a aprovação final para a vacina da Pfizer e BioNTech – o que deve acontecer no domingo.

Na semana passada, um grupo independente de especialistas ouvidos pela FDA recomendou a aplicação da vacina para pessoas maiores de 16 anos. Pacientes com alergias graves deverão evitar esse imunizante, depois que casos de reação foram registrados nos Reino Unido.

Por G1