Afastados em 2107, acusados de receber propina, conselheiros querem voltar aos cargos no TCE

0
69

O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou favorável à revogação do afastamento dos  conselheiros Antonio Joaquim, José Carlos Novelli, Sérgio Ricardo e Waldir Teis do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). 

Nesta quarta-feira (10), a subprocuradora-geral da República, Lindôra Maria Araujo, encaminhou despacho ao ministro Raul Araújo, relator do caso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“O Ministério Público Federal informa que não peticionará solicitando a renovação do afastamento da função pública dos conselheiros do TCE-MT, determinada em 19.08.2020”, manifestou a subprocuradora.

Gil Ferreira/Agência CNJ

subprocuradora Lindôra Maria Araujo

A subprocuradora da PRG, Lindôra Maria Araujo, encaminhou o despacho ao ministro Raul Araújo

O despacho é resultado do pedido de revogação formulado por Novelli e a representante do MPF entendeu que depois do prazo decorrido “as medidas cautelares já não se mostram mais necessárias”.

Dessa forma, os conselheiros que estão afastados desde a operação Malebolge, em 2017, por determinação do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, acusados de receberem R$ 53 milhões do então governador Silval Barbosa, podem voltar ao órgão de controle.

Em agosto do ano passado, o Colegiado da Corte Especial do STJ prorrogou o afastamento dos conselheiros por mais 180 dias que se encerram nesta sexta-feira (19).

Por ReporterMT