Emanuel defende plebiscito para que população escolha entre VLT ou BRT

0
68

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) defendeu a criação de um plebiscito para que a população de Cuiabá e Várzea Grande decida entre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou o Bus Rapid Transit (BRT). Ele esteve em uma audiência pública na Assembleia na tarde desta quinta (4), solicitada pelo deputado Valdir Barranco (PT).

“Eles são os maiores interessados em um transporte moderno, sustentável, digno de qualidade e que vai escrever a nova história no transporte de massa da nossa capital, na nossa cidade vizinha e em todo o estado”, disse.

Proposta partiu do deputado Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (PTB). Conforme explicou o prefeito, medida está prevista na Constituição Estadual. Para que procedimento seja aberto, são necessárias oito assinaturas de deputados estaduais. Por isso, Emanuel pediu apoio do presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM).

“Você disse que aprendeu comigo, e eu aprendi com vossa excelência também. Peço pelo menos a oportunidade ao povo cuiabano e ao povo várzea-grandense. Se oito deputados assinarem o plebiscito, o Governo do Estado é obrigado a colocá-lo”, pediu ao parlamentar.

Botelho já sinalizou que não sabe se é possível instaurar o procedimento. De acordo com o prefeito, por outro lado, procedimento duraria 30 dias, com campanhas contrárias e a favor sendo veiculadas na televisão e nas mídias virtuais.

Após este período, votação teria que ser organizada no prazo máximo de 3 meses após as assinaturas. Resultado do plebiscito deveria ser atendido independente do resultado. Ele sinalizou que irá procurar o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) para pedir a adesão ao movimento.

 

Por RDNews