À frente do Exército, Pujol disse que militares não querem ‘fazer parte da política’ e tratou Covid como ‘missão mais importante de nossa geração’

0
82

O general Edson Pujol, que será substituído no comando do Exército, assumiu o posto em 2019, no primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Durante o período à frente da instituição, o general defendeu a distância entre as Forças Armadas e a política partidária, e teve tratou a Covid como o maior desafio de sua geração.

Abaixo, alguns dos episódios marcantes da trajetória do general à frente do Exército.

Instituição de Estado

 

Em novembro de 2020, Pujol afirmou que os militares não querem “fazer parte” da política nem querem que a política “entre” nos quartéis.

A afirmação foi feita dois dias depois de Bolsonaro dizer que “quando acaba a saliva, tem que ter pólvora” ao se referir à possibilidade de o país ser alvo de sanções por conta do desmatamento na Amazônia.

Em setembro, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, havia cogitado a imposição de barreiras comerciais ao Brasil por esse motivo. A declaração de Bolsonaro gerou críticas de parlamentares e uma onda de piadas nas redes sociais, muitas com referências ao Exército Brasileiro.

Não queremos fazer parte da política governamental ou política do Congresso Nacional e muito menos queremos que a política entre no nosso quartel, dentro dos nossos quartéis. O fato de, eventualmente, militares serem chamados a assumir cargos no governo, é decisão exclusiva da administração do Executivo”, afirmou Pujol, ao responder a uma pergunta do ex-ministro da Defesa, Raul Jugmann durante um evento online.

 

Um dia depois, o general do Exército voltou ao tema. Numa seminário sobre defesa nacional das Forças Armadas, Pujol afirmou:

“Não somos instituição de governo, não temos partido. Nosso partido é o Brasil. Independente de mudanças ou permanências em determinado governo por um período longo, as Forças Armadas cuidam do país, da nação. Elas são instituições de Estado, permanentes. Não mudamos a cada quatro anos a nossa maneira de pensar e como cumprir nossas missões”, afirmou o comandante do Exército.

 

Depois das duas declarações, Pujol e os comandantes da Marinha, almirante Ilques Barbosa, e da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti, assinaram uma nota conjunta em que afirmavam a separação entre políticas e as forças militares é um princípio constitucional que “não destoa” do entendimento do governo e do próprio presidente Bolsonaro.

Comandante do Exército afirma que militares não querem se envolver em política
Comandante do Exército afirma que militares não querem se envolver em política

Covid-19

 

O general Pujol afirmou que o combate à Covid-19 “talvez seja a missão mais importante de nossa geração”. Estabeleceu protocolos de saúde para quartéis e escolas militares, além de estimular que oficiais e reservistas seguissem orientações sanitárias das autoridades de saúde.

“Estamos e estaremos sempre juntos, apoiando nossos guerreiros. Contamos com a ajuda de todos, porque o momento exige união, organização e especial cuidado com a própria saúde e a dos que nos cercam, para que possamos superar mais esse desafio que a história do nosso país nos apresenta”, disse o general, em vídeo no canal oficial do Exército.

 

Na mesma ocasião, Pujol elogiou os profissionais de saúde, chamando-os dos “nossos combatentes da linha de frente”, dando “exemplo de coragem e comprometimento” no combate à doença.

Em dezembro, o próprio Pujol foi diagnosticado com a Covid-19. Mas, conforme informou o Exército, o general permaneceu “totalmente assintomático” e se recuperou bem.

Cumprimento com cotovelo

 

Em maio de 2020, ainda durante o primeiro impacto da pandemia do coronavírus, o general Pujol fez questão de cumprimentar o presidente Jair Bolsonaro com o cotovelo, como recomendavam os protocolos sanitários contra a Covid-19.

Bolsonaro chegou à posse do novo general do Comando Militar do Sul de mão estendida para cumprimentar as autoridades. O general Pujol foi quem puxou o gesto para os demais presentes.

Em seguida, o general Geraldo Antônio Miotto repetiu o cumprimento com o cotovelo. Bolsonaro, em seguida, recebeu um “tapinha” no braço do então prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, e encostou no braço do vice, o general Hamilton Mourão.

Militares cumprimentam Bolsonaro com os cotovelos em Porto Alegre
Militares cumprimentam Bolsonaro com os cotovelos em Porto Alegre
por G1