Queiroga diz que governo federal distribuirá 11 milhões de vacinas aos estados na próxima semana

0
66
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante coletiva no Palácio do Planalto

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou neste sábado (27) que o governo federal distribuirá 11 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 na próxima semana.

Segundo o ministro, que concedeu entrevista à GloboNews, as doses dos imunizantes da Astrazeneca e Coronavac estão no país e serão enviadas para os estados. O ministro não detalhou quantas doses cada estado receberá.

“Esta semana [temos] 11 milhões de vacinas. […] As vacinas que estão disponíveis, Astrazeneca, Coronavac. Elas já chegaram, vão ser distribuídas para os estados segundo critérios do Plano Nacional de Imunização [PNI]”, disse Queiroga, que passou o sábado no ministério em reuniões com técnicos da pasta.

Ministro da Saúde prevê distribuição de 11 milhões de doses contra Covid na próxima semana
Ministro da Saúde prevê distribuição de 11 milhões de doses contra Covid na próxima semana

Queiroga assumiu oficialmente o ministério na última terça-feira (23) com o discurso de acelerar o ritmo da vacinação no país.

Conforme balanço, até a noite de sexta-feira 14.074.577 pessoas (6,65% da população brasileira) receberam a primeira dose de vacina. A segunda dose foi aplicada em 4.515.631 pessoas (2,13% da população) em todos os estados e no Distrito Federal.

Queiroga voltou a afirmar que o governo pretende vacinar 1 milhão de pessoas por dia no início de abril – o mês começa na próxima quinta-feira (1°).

O ministro ainda informou que conversará nos próximos dias com autoridades dos Estados Unidos e China para viabilizar o envio de mais doses de vacinas para o Brasil.

“EUA e China são parceiros importantes do Brasil, que têm um potencial de produção de vacinas. Nós estamos dialogando com eles como sempre fizemos”, afirmou o ministro.