Conselho Municipal dos Direitos da Mulher se reúne para definir metas em Lucas do Rio Verde

0
58
Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos

Reestruturado em 2020, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Lucas do Rio Verde realizou reunião virtual nesta semana com a presença da procuradora Gláucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral, que preside o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Entre os assuntos debatidos, a procuradora trocou experiências de ações feitas pelo Estado, discutiu o papel do conselho, formas de dar voz à mulher e a importância de políticas públicas desenvolvidas nas áreas da educação, assistência, cultura e agricultura.

“É preciso acompanhar a inserção da mulher não apenas no mercado de trabalho, mas o comportamento da sociedade perante as garantias de direitos iguais, de ir e vir que esta mulher tem. Os problemas sociais vão além da perspectiva de violência física”, detalha Gláucia Amaral.

O Conselho Municipal é vinculado à Secretaria de Assistência Social, com a finalidade de elaborar e implementar, em todas as esferas da Administração Pública no âmbito municipal, políticas públicas, destinadas a garantir a igualdade de oportunidades e de direitos de homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício da cidadania, regulado por Regimento Interno.

Outro ponto abordado foi sobre realização de mais capacitações para as conselheiras, para manter a atualização dos conteúdos de estudo, podendo assim exercer melhor o papel na busca por direitos iguais.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do Município de Lucas do Rio Verde é um órgão de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador de todas as ações. É composto por 20 mulheres representadas pelo Governo e Sociedade Civil Organizada, como as Secretarias de Assistência Social, Agricultura, Saúde, Educação, Segurança e Trânsito. Pela Sociedade Civil, Associação de Mulheres do Bairro Rio Verde, Casa da Amizade, OAB, Grupo Vida e Clube das Mães.

Fonte: Ascom Prefeitura/Maíra Matos