quinta-feira, 29 janeiro 2026
Início Mato Grosso Conselho Municipal dos Direitos da Mulher se reúne para definir metas em...

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher se reúne para definir metas em Lucas do Rio Verde

0
231
Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos

Reestruturado em 2020, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Lucas do Rio Verde realizou reunião virtual nesta semana com a presença da procuradora Gláucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral, que preside o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Entre os assuntos debatidos, a procuradora trocou experiências de ações feitas pelo Estado, discutiu o papel do conselho, formas de dar voz à mulher e a importância de políticas públicas desenvolvidas nas áreas da educação, assistência, cultura e agricultura.

“É preciso acompanhar a inserção da mulher não apenas no mercado de trabalho, mas o comportamento da sociedade perante as garantias de direitos iguais, de ir e vir que esta mulher tem. Os problemas sociais vão além da perspectiva de violência física”, detalha Gláucia Amaral.

O Conselho Municipal é vinculado à Secretaria de Assistência Social, com a finalidade de elaborar e implementar, em todas as esferas da Administração Pública no âmbito municipal, políticas públicas, destinadas a garantir a igualdade de oportunidades e de direitos de homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o pleno exercício da cidadania, regulado por Regimento Interno.

Outro ponto abordado foi sobre realização de mais capacitações para as conselheiras, para manter a atualização dos conteúdos de estudo, podendo assim exercer melhor o papel na busca por direitos iguais.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do Município de Lucas do Rio Verde é um órgão de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador de todas as ações. É composto por 20 mulheres representadas pelo Governo e Sociedade Civil Organizada, como as Secretarias de Assistência Social, Agricultura, Saúde, Educação, Segurança e Trânsito. Pela Sociedade Civil, Associação de Mulheres do Bairro Rio Verde, Casa da Amizade, OAB, Grupo Vida e Clube das Mães.

Fonte: Ascom Prefeitura/Maíra Matos