Protocolo da Copa América prevê isolamento, testes a cada 48h e dispensa vacina

0
152

A Copa América no Brasil será realizada com a promessa de um extenso protocolo sanitário. Em entrevista coletiva realizada no Ministério da Saúde nesta segunda-feira, o titular da pasta, Marcelo Queiroga, deu detalhes sobre os cuidados que serão tomados durante a disputa da competição. Entre os pontos que precisarão ser respeitados, estão a realização de testagem das delegações a cada 48h, além do isolamento de atletas e comissões técnicas nos hotéis das cidades, sendo liberada a saída apenas para treinos, jogos ou questão de saúde.

Ainda de acordo com Queiroga, as delegações não precisarão ser vacinadas. A informação, entretanto, é contrária ao que disse o ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, no dia 31 de maio, quando afirmou em pronunciamento que uma das condições para que a Copa América fosse realizada no país seria a presença de delegações vacinadas.

– Já foi acordado nessa reunião com a nossa presença e a CBF por meio de video-conferência. São 10 times, com dois grupos: 65 pessoas por cada delegação. Todos vacinados. Foi a imposição que nós tratamos com a CBF – disse Ramos, na ocasião.

A explicação do ministro, dada nesta segunda-feira, é que a imunização não teria tempo hábil para ser completada antes do início das partidas.

– Exigir a vacinação ou vacinar os atletas nesse momento, eles não teriam imunidade até o início da competição. Então não é uma imposição a questão da vacina. Os que estiverem vacinados, melhor. Mas não se fará um esforço maior pra se vacinar esses atletas agora até porque a vacina, ela poderia até causar um tipo de reação e isso comprometer o ritmo competitivo dos jogadores – declarou o ministro.

Coordenador operacional da Copa América, o médico André Pedrinelli garantiu que os protocolos que serão seguidos durante a disputa da competição continental respeitam as normas que já são aplicadas no Brasil. Inquéritos epidemiológicos também precisarão ser preenchidos diariamente pelos médicos das delegações.

Ao todo, cada delegação contará com cerca de 65 membros, além dos 450 participantes do staff da Conmebol, que serão divididos nas quatro sedes do torneio (Brasília, Rio de Janeiro, Cuiabá e Goiânia).

Por GE / Lucas Magalhães — Brasília, DF