Portas fechadas são o maior desafio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde no combate à Dengue

0
51

O setor de endemias da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde tem intensificado os trabalhos relativos ao combate à Dengue. Mas, ainda assim, os agentes encontram muitos empecilhos ao realizar a visitação de casas e estabelecimentos para identificar possíveis focos da Dengue.

De janeiro até esta quinta-feira (08), foram registradas 150 notificações de pessoas com sintomas de dengue, desde janeiro. E deste número, 87 foram positivos para a doença, 2 descartados e outros 61 ainda aguardam confirmação.

Ainda no mesmo período, do total de  23045 visitas, foram registrados 9.543 imóveis fechados, o que dificulta o trabalho das equipes de agentes de endemias.

A coordenadora do setor de endemias, Miriam Campos, ressalta a necessidade massiva da participação da população, junto do Município, no combate à doença.

“É essencial que a população siga as orientações para reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti em suas residências. E que, além de tudo, elas possam abrir suas portas para nossas equipes, que são treinadas com olhar clínico pra identificar os criadouros do mosquito, que muitas vezes o cidadão comum não consegue identificar”, frisou.

Os bairros com mais notificações foram Parque das Emas (36), Bandeirantes (20), Alvorada (12) e Jardim Primaveras e Pioneiro, ambos com 10 casos cada.

Em contrapartida, neste ano, não houve nenhuma notificação de Zyka e Chikungunya, que também são transmitidas pelo Aedes aegypti.

Os sintomas comuns da Dengue são febre repentina, dor atrás dos olhos, corpo e articulações doloridas, além de vômitos e dores abdominais. Ao menor sinal, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Os focos do mosquito são encontrados nos mais diversos tipos de locais e situações, com uma atenção especial para terrenos baldios, casas com piscina e borracharias.

A população pode colaborar com a Prefeitura fazendo denúncias pelo APP Lucas Cidadão, onde é possível registrar foto e marcar a localização. O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas de celulares Android e IOS. E quem preferir pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo 0800 646 4004 (ligação gratuita).

Cuidados para evitar criadouros de Dengue:

•    Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
•    Mantenha a caixa d’água sempre limpa e tampada;
•    Remover galhos e folhas de calhas;
•    Retire os pratinhos dos vasos de plantas ou coloque areia neles e não deixe que água se acumule nas folhas das plantas;
•    Lave as vasilhas de água dos seus animais domésticos semanalmente com água, bucha e sabão;
•    Verifique se há algum ralo entupido ou caixa de passagem na casa e mantenha todos fechados quando estiverem fora de uso;
•    Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
•    Pneus devem ser guardados em locais cobertos;
•    Limpe sempre as bandejas de geladeira, do umidificador e do ar-condicionado, retirando a água acumulada;
•    Se você tem piscina em casa, limpe-a semanalmente e aplique cloro;
•    Evite acumular lixo e entulho no quintal, feche bem os sacos na hora do descarte e mantenha a lixeira tampada;
•    Não deixar água acumulada sobre a laje.

Por Ascom Prefeitura/Lina Obaid