Comitiva do Pará visita Sinop e destaca modelo de gestão do município

0
69
Assessoria da Prefeitura

Uma comitiva composta por autoridades do Governo do Estado do Pará, liderada pelo prefeito da cidade de Redenção (PA), Marcelo Borges, esteve em Sinop, ontem (18), com o objetivo de conhecer o modelo de gestão do município e seus dados econômicos. Recebida pelos secretários municipais, a comitiva teve acesso os números e projetos de cada secretaria o que evidenciou o potencial desenvolvimento da cidade.

Na ocasião a secretária de Governo, Faira Strapazzon, destacou a importância de receber autoridades de outros estados e mostrar o crescimento de Sinop. Para ela, Sinop (MT) e Redenção (PA) têm muito em comum e a troca de experiência foi de extrema valia para os dois municípios. “Para nós é uma grande satisfação receber aqui a comitiva com o prefeito Marcelo e poder fazer essa troca de experiências que enriquece e faz com que todos ganhem. Ficamos felizes com a iniciativa. Pelo estado do Pará ter olhado para Sinop com esse olhar diferente. Gostaria de dizer que nós estamos sempre de portas abertas para fazer essa troca para contribuir em conjunto”.

A secretária ressalta ainda que as regiões tem objetivos e projetos similares. “Por mais que sejamos de regiões diferentes, as necessidades elas se assemelham. Hoje podemos compreender a experiência vivida por cada um. A cidade de Redenção e Sinop são muito parecidas e poder colocar em prática o que talvez o que ainda não foi feito, engrandece todos os nossos secretariados e faz com que a gente possa diariamente trazer incentivo a eles, por que uma visão e um olhar diferente também pode contribuir e muito com os ganhos”, pontuou.

Para o prefeito de Redenção, Marcelo Borges, Sinop é uma referência. “Nós viemos buscar aqui, esse conhecimento sobre Sinop, visto que o agronegócio chegou agora no nosso município e Sinop já tem uma expertise há mais tempo que nós”, disse, acrescentando que a apresentação realizada pelo secretariado sinopense contribuiu e despertou o interesse de muitos dos trabalhos realizados em Sinop.

“Estamos maravilhados com o que vimos e muito satisfeitos do que ouvimos aqui da parte dos secretários de Sinop. Eu tinha uma noção, hoje eu já aprecio muito mais o município porque é mais do que a gente imaginava. Aqui tem muitas ideias que nós vamos poder incorporar em nosso município. E nós somos muito gratos com isso”, explicou Borges.

O diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS) do Pará, Mauro Barbalho, destacou que a visita a Sinop mostrou que os trabalhos em conjunto dos governos municipal e estadual destacam o município para toda a região. “Nós podemos dizer que, com planejamento e parceria entre governo do estado e a prefeitura, em breve nós vamos estar no caminho do sucesso que vocês conseguiram aqui, desenvolvimento, emprego e renda e uma renda per capita fantástica é isso que nós temos que agradecer pela absolvição nessa experiência nas visitas realizadas em Mato Grosso”.

Barbalho destacou também que os índices econômicos de Sinop “em termos de educação, em termos de saúde, Índice de Desenvolvimento Humano, a renda per capita, o índice do município da região é fantástico”, concluiu.

O secretário Municipal de indústria e comércio de Redenção, Carlos Gonçalves, revelou que o interesse em visitar Sinop iniciou há alguns anos. À distância acompanhou o crescimento da região. “Eu conheço Sinop. Eu acompanhei o desenvolvimento dessa cidade. Eu sei o quanto foi planejada e o quanto desenvolveu. Sei o quanto a agroindústria e o agronegócio fez a diferença nesse processo. Conhecendo esses modelos nós resolvemos vir até Sinop para tentar absorver aquilo que tem de melhor no município, para que a gente não cometa erros lá. Os dados apresentados de Sinop são excelentes, eles são muito interessantes porque mostra que a gestão está antenada naquilo que está acontecendo. Ela está mencionando o que tem e projetando o futuro” frisou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Klayton Gonçalves, apresentou os dados econômicos do município, como número de empresas abertas, quantidade de empregos gerados, a movimentação do Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo, alvarás, frota de veículos, entre outros. Gonçalves destacou que receber autoridades de outros estados só revela o potencial e a riqueza que nossa cidade tem.

“Eu quero agradecer em nome do prefeito Roberto Dorner a visita de toda essa comitiva do estado do Pará. É uma honra para nós recebê-los aqui, trocarmos informações. Sinop estará sempre de braços abertos. Aprendemos muito com vocês e é nesse formato que trabalhamos, de braços abertos, recebendo aqui a todo o povo do Pará. Quero agradecer ao prefeito a visita, a troca de conhecimento que interessam a todos. Essa experiência que tivemos aqui é o que faz o nosso município se desenvolver ainda mais”, pontuou.

Na ocasião estiveram presentes também a secretária de Planejamento, Finanças e Orçamentos, Adriana Casturino, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Remídio Kuntz, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann e a secretária adjunta de Assistência Social, Quetti Nunes.

Autor: Vanessa Kienen
Fonte: Assessoria da Prefeitura