Profissionais de Sinop participam de treinamento de sistema voltado à saúde da mulher

0
67
Assessoria da Prefeitura

 

Enfermeiros da rede de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde receberam um novo treinamento sobre inserção e monitoramento para uso do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN).  A ação, desenvolvida por meio de webconferência, foi realizada ontem (25), na sede da própria pasta.

A atualização, desenvolvida por profissionais da Secretaria Adjunta de Vigilância e Atenção à Saúde e Coordenadora de Atenção às Doenças Crônicas do Estado, no formato de canal de diálogo entre os participantes, foi garantida a partir de uma visita técnica realizada, em outubro, pela Secretária Municipal de Saúde, Daniela Galhardo, à Secretaria Adjunta em Cuiabá. Na ocasião, a gestora conheceu as etapas do processo de pactuação entre municípios, para a contratualização dos serviços de Citopatologia, Histopatologia e Mamografia.

“A gestão municipal quer aumentar o acompanhamento e implementação das linhas de cuidados às mulheres com câncer de mama e colo e útero. E, para iniciarmos este processo precisamos capacitar nossos profissionais. Desta forma, teremos mais dados de Sinop no SISCAN, que resultará em mais recursos e apoio dos Governos, Estadual e Federal. Só assim, poderemos implantar grandes projetos de prevenção e cuidados as mulheres do nosso município”, explicou Galhardo.

O SISCAN é um sistema de informação sobre câncer. Nele, são registrados os exames de rastreamento e investigação diagnóstica dos cânceres do colo do útero e de mama, assim como informações sobre condutas diagnósticas e terapêuticas relativas ao seguimento dos casos positivos e/ou alterados.

As principais funções do Siscan são: sistematizar e arquivar as informações referentes aos exames de rastreamento e investigação diagnóstica dos cânceres do colo do útero e de mama; fornecer laudos padronizados; selecionar e arquivar amostras dos exames citopatológicos do colo do útero para monitoramento externo da qualidade (MEQ); facilitar o processo de seguimento de mulheres com exames alterados, além de fornecer dados para monitoramento e avaliação das ações de controle dos cânceres do colo do útero e de mama.

Autor: Karoline Kuhn
Fonte: Assessoria da Prefeitura