Hugo Calderano chega à terceira posição no ranking mundial e se torna o maior jogador de todos os tempos nas Américas

0
90

O brasileiro Hugo Calderano se tornou, isoladamente, o maior jogador de tênis de mesa das Américas em todos os tempos. No ranking mundial da primeira semana de fevereiro, publicado excepcionalmente neste domingo (30), o atleta aparece em terceiro lugar na lista, com 4.913 pontos, atrás apenas do bicampeão olímpico, o chinês Ma Long (5.404), e do campeão mundial, também chinês Fan Zhendong (8.598).

Calderano já havia igualado em novembro a marca do norte-americano Sol Schiff, que foi reconhecido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) como o quarto melhor do mundo na temporada de 1938. Até 2020, era a melhor marca de um atleta das Américas.

Curiosamente, Calderano sobe no ranking sem ter novos triunfos recentes, em razão do recesso do final de ano, mas foi beneficiado pela sua regularidade e bons resultados obtidos na temporada passada. Na atualização do ranking mundial, os resultados anteriores a 2021 passaram a ter peso menor e o chinês Xu Xin, que pouco atuou na temporada passada, despencou quase 7 mil pontos desde novembro, saindo do terceiro para o nono lugar.

Bruna também sobe

No feminino, o Brasil também obteve outra marca importante. Bruna Takahashi subiu sete postos nesta atualização da lista e agora é a 32ª colocada, superando a sua melhor marca, posição igualmente inédita para uma brasileira em todos os tempos.

Outros brasileiros também tiveram crescimento na lista divulgada neste domingo. Vitor Ishiy subiu três posições e é o 53° no masculino, 12 posições atrás de Gustavo Tsuboi, em 41°. Eric Jouti subiu dois degraus e está em 83°. Thiago Monteiro completa o grupo de atletas do Brasil no Top 100, na posição 92.

No feminino, Caroline Kumahara deu um salto importante, pulando 18 posições e agora ocupando o 113° lugar. Ela já figurou anteriormente entre as 90 melhores do mundo. Jessica Yamada é a 140ª colocada. Nas duplas mistas, Bruna Takahashi e Vitor Ishiy permanecem no Top 20, ocupando a posição 18.

Nas categorias de base, alguns atletas mostram que essa participação do Brasil deve continuar forte nos próximos anos. Giulia Takahashi é a 18ª do ranking sub-17 e 41ª do sub-19 (que conta com alguns nomes do WTT Adulto). Leonardo Iizuka está em 58° no ranking sub-19 e em 24° no ranking sub-17. O brasileiro era da categoria sub-15 até o ano passado.

Fonte: CBTM

Fonte: Redação com Inf. COB