Curso de confecção em madeira beneficia trabalhos da Casa Cidadã

0
74
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

A Casa Cidadã, que completa um ano em abril, foi contemplada com um curso de confecção em madeira nos dias 07 a 09 de fevereiro. A iniciativa partiu da Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Sindicato Rural e Senar-MT, onde os abrigados puderam ter a oportunidade de aprender, conhecer e ocupar o tempo.

“Trabalhar para um público específico como este da Casa Cidadã é ter a experiência e a certeza de contribuir para a volta da dignidade destas pessoas, que precisam de esperança e oportunidade. É uma mão estendida. Desejo que a empolgação que todos tiveram aqui possa continuar e que eles desenvolvam mais habilidades nesta área do moveleiro da madeira. Que eles busquem mais conhecimento e que se insiram no mercado de trabalho”, avalia o instrutor do curso pelo Senar-MT, José Alves de Freitas.

Os alunos aprenderam as técnicas de preparo da madeira para a criação de banquetas, tábuas, cabeceira de cama, entre outros. O processo envolve o corte, lixamento e envernizamento.

“Aprendi bastante. O professor é ótimo e eu sinto que ganhei mais conhecimento em uma área que gosto muito. Além do mais, nem vi a hora passar nesses dias. Agradeço muito a todos que trouxeram esse curso para gente”, lisonjeia Valmir da Costa Lemes, 35 anos, um dos participantes do curso.

Everton Roberto de Campos Silva, coordenador da Casa Cidadã, reforça que capacitações como esta auxiliam nos trabalhos do lar temporário, que objetiva oferecer um abrigo e oportunidades a quem precisa.

“Ficamos felizes com as parcerias que a Secretaria de Assistência Social tem recebido e mais feliz ainda com a oportunidade dos cursos serem realizados aqui dentro, já que soma com o objetivo da Casa, que é possibilitar às pessoas em situação de rua, vulnerabilidade ou de passagem pelo município, meios para garantia de novos trabalhos”, explica o coordenador.

A secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, reforça que para 2022 o objetivo é que mais cursos capacitantes sejam disponibilizados para a sociedade.

“Como sempre digo, conhecimento não ocupa espaço. Aproveito esse momento para agradecer ao Senar-MT e ao Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde pela parceria conosco desde o ano passado, onde a gente vem oferecendo vários cursos. E aqui na Casa Cidadã é o primeiro, sendo uma experiência muito gratificante, e que os alunos enxerguem a chance que estão tendo”, finaliza.

Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos