Reformulados, Flamengo e Grêmio brigam por vaga na decisão da Supercopa Feminina

0
85

É jogo grande e decisivo! Em momentos muito semelhantes e classificados com o mesmo placar, Flamengo e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira (9) em busca de uma vaga na grande final da Supercopa do Brasil de Futebol Feminino. O começo de temporada das duas equipes é marcado pela reformulação de seus elencos: as Gurias têm dez novas integrantes; entre as rubro-negras, há nove reforços. O duelo ocorre às 15h30 (horário de Brasília), no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro, com transmissão de TV Globo e SporTV.

Sob nova direção

Quinto colocado no Ranking Nacional de Clubes 2022, o Flamengo conduz uma reformulação total da equipe. Começou pela comissão técnica, em dezembro, quando o treinador Luís Andrade deixou o Benfica para comandar o Rubro-Negro. Na vitória por 2 a 0 sobre a Esmac, no último domingo, que marcou a estreia do time na Supercopa, o português utilizou todos os nove reforços que tinha à disposição. Monalisa, Gisseli, Cris, Leidi, Duda e Maria Alves começaram a partida como titulares; Anny Marabá, Kika Brandino e Gica vieram do banco.

Nova camisa 10 da Gávea e recém-convocada pela técnica Pia Sundhage para a Seleção Brasileira, a meia Duda já deixou sua marca, selando o triunfo rubro-negro com um belo chute de fora da área. Se o Flamengo se reconstrói em busca de protagonismo no cenário nacional, não abre mão de seus pilares no processo: a capitã Darlene mantém-se como um dos destaques da equipe. Autora do primeiro gol do Rubro-Negro na Supercopa, foi dela também a assistência para Duda, após belo drible na entrada da área.

De olho na base

Além de trazer dez reforços, o Grêmio aposta na observação de atletas do sub-20 para evoluir cada vez mais. A julgar pela estreia na Supercopa, a fórmula tem dado certo. Cria da base, a zagueira Patrícia Maldaner, de 19 anos, inaugurou o placar para o Tricolor na vitória diante do Cruzeiro. O belo gol de cabeça foi também o seu primeiro como profissional. No último lance do jogo, brilhou a estrela de outra aquisição recente das Gurias: a estreante Dani Ortolán, ex-Flamengo, cobrou o pênalti com categoria e ampliou.

Grêmio e Cruzeiro duelaram por vaga na Supercopa do Brasil de Futebol Feminino

Grêmio e Cruzeiro duelaram por vaga na Supercopa do Brasil de Futebol Feminino
Créditos: Jéssica Maldonado / Grêmio FBPA

Quatro novatas estrearam como titulares: Tuani, Jéssica Soares, Catyellen e Luany. Dani Ortolan, Dani Barão e Cássia entraram no decorrer da partida; Mónica Ramos, Jéssica Peña e Karla Alves não foram acionadas. Se o Tricolor traz muitas novidades dentro das quatro linhas, preza pela longevidade na beira do campo. A treinadora Patrícia Gusmão inicia sua quarta temporada no comando da equipe, com 68 jogos (40 vitórias, 10 empates e 18 derrotas). 

Lei da ex?

Entre os últimos reforços das duas equipes, há quem tenha trocado o Rio por Porto Alegre e vice-versa. A atacante Dani Ortolán, que jogou no Flamengo em 2021, já estreou com gol pelo Grêmio. Kika Brandino e Gisseli, que defenderam o Tricolor nas duas últimas temporadas, agora vestem a camisa rubro-negra. 

Flamengo x Grêmio

Data: 9 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 15h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Luso-Brasileiro (Rio de Janeiro)
Transmissão: TV Globo e SporTV

Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Dorvas/Botafogo-PB