Vídeo : Avião é obrigado arremeter após jatinho se aproximar da pista sem autorização

0
103

Um voo da Gol que se aproximava do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, arremeteu após um jatinho se aproximar da pista sem autorização da torre de controle. O caso ocorreu na última quinta-feira (15) durante o voo 1403, entre Brasília e Guarulhos.

A arremetida é um procedimento normal e seguro na aviação. (Entenda o que é a arremetida na aviação e por que ela é segura)

 

Segundo imagens e áudio captados pelo canal SBGR Live, o avião Boeing 737 Max estava se aproximando da pista para pouso quando a controladora de voo orientou o piloto da Gol a arremeter.

Avião da Gol arremete ao ser alertado sobre jatinho na pista de pouso — Foto: Reprodução

Avião da Gol arremete ao ser alertado sobre jatinho na pista de pouso — Foto: Reprodução

O piloto confirma a orientação e procede com a manobra. A controladora de voo então afirma que uma “aeronave cruzou a pista ali sem autorização da torre”.

Em nota, a companhia aérea Gol confirmou que o procedimento ocorreu na manhã da terça com o voo 1403. A empresa disse ainda que “uma arremetida nada mais é do que descontinuar um procedimento de aproximação” que ocorre quando, “após análise, o Comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de Segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto, como neste caso”.

“A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis. Após o procedimento, a aeronave prosseguiu para pouso, tocando o solo em Segurança”, completou a empresa, no comunicado.

A reportagem perguntou à Força Aérea Brasileira (FAB) se a conduta do piloto do jatinho, que teria se aproximado da pista sem autorização, deve ser apurada, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Por G1