Mais de 200 famílias receberam as chaves do residencial Vida Nova ll em Lucas do Rio Verde

0
69
Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

Terça-feira, 22 de março de 2022. Uma data que ficará marcada para as famílias de Lucas do Rio Verde contempladas com a chave da casa própria do Residencial Vida Nova II. A etapa final e muito esperada pelos sorteados foi concretizada com uma solenidade que contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, governador Mauro Mendes, vice-governador Otaviano Pivetta, secretário Nacional de Habitação, Alfredo Santos, e demais autoridades. As casas fazem parte do programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

A inauguração das 350 casas populares vai dar outro sentido para as vidas de famílias como a da dona Edna dos Reis da Silva, que mora há 15 anos no município, conterrânea do estado do Maranhão. “Vim para trabalhar. Achei que seria temporário, mas me encantei com a cidade e resolvi ficar. Agora, que fui sorteada e não vou precisar mais pagar aluguel, agora mesmo que não saio mais. Eu agradeço demais por todas essas pessoas que se empenharam incansavelmente para a construção dos nossos sonhos”, emocionou Edna.

Janice Ribeiro discursou sobre os trabalhos realizados pela secretaria e lembrou do anseio da população em conseguir uma casa própria. “Nos alegramos muito em proporcionar a vocês a possibilidade de sair da situação de pagar o aluguel e oferecer mais qualidade de vida. Estamos entregando um local bonito, organizado, que passa ser agora responsabilidade de vocês. Cuidem, valorizem e aproveitem”, lembrou Janice.

O prefeito Miguel Vaz lembrou que, no ano passado, o Governo do Estado autorizou o repasse de mais R$ 2 milhões, além de outros parceiros. “A casa própria é o sonho de todas as famílias brasileiras. Na fase final deste projeto, tivemos o apoio do Governo de Mato Grosso que foi essencial para executar os projetos de saneamento básico do residencial. A Caixa Econômica Federal, que administra e executa os projetos. Além da Construtora Ilha, que retomou o projeto do Vida Nova II. Uma força-tarefa, composta por mais empresários e parceiros políticos que fizeram com que muitos sorrisos fossem abertos hoje”, destacou o prefeito.

O governador Mauro Mendes reforçou o discurso do prefeito Miguel quanto às parcerias. “Aqui foram investidos recursos municipal, estadual e federal. É trabalhando com essas parcerias que resolvemos muitos problemas e garantimos a casa própria, que é o mais importante”, frisou.

Alfredo Santos, secretário Nacional de Habitação, exaltou o compromisso do Governo Federal no quesito moradia. “Para nós é uma satisfação estarmos aqui, pois é uma concretização de uma das determinações que o presidente da República nos passa, que é o respeito aos recursos públicos, pois são as famílias que pagam o imposto e nada mais justo que a gente entregue efetivamente para a sociedade aquilo que foi contratado”, afirmou o secretário.

Jéssica Cristina Trindade Mesquita tem 28 anos. Nascida no Pará, mora há 10 anos em Lucas do Rio Verde. Emocionada, se sente grata pela oportunidade. “No dia do sorteio das casas, estava trabalhando. Minha mãe quem acompanhou e ouviu meu nome. Fiquei sem acreditar na hora e chorei muito. É tudo no tempo de Deus. Criei um filho sozinha e agora tenho os meus pais comigo. Desejo que mais pessoas tenham essa sorte porque é boa demais”, comenta Jéssica.

Foram 236 casas de 350 a serem entregues. Outros 52 beneficiários já assinaram contrato e estão em fase de realização de vistorias das casas. O restante (62) aguarda avaliação da Caixa Econômica Federal.