Três pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste aparecem em destaque no Ranking Mundial em ciência animal

0
83

O  Research.com, um dos principais sites de pesquisa em Zootecnia e Veterinária, divulgou a 1ª edição do ranking anual dos melhores cientistas da área de Veterinária e Zootecnia do mundo. Três pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), estão entre os 100 principais cientistas da área no Brasil. São eles: a pesquisadora Luciana Regitano, que ocupa o 32º lugar, o pesquisador Maurício Mello de Alencar, 35º lugar no ranking, e Ana Carolina Chagas, em 94º.

Luciana é veterinária e atua na área de Genética Animal, com ênfase em Biologia Molecular, trabalhando principalmente no mapeamento de genes para características de interesse econômico em bovinos criados sob condições tropicais.

Maurício é agrônomo, com experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais, atuando principalmente com seleção e cruzamentos em bovinos de corte e ovinos.

Ana Carolina Chagas é bióloga e atua na área de Parasitologia Veterinária, com ênfase no carrapato bovino e nematoides gastrintestinais de ovinos, trabalhando principalmente em ferramentas para uso racional de antiparasitários, para redução do estabelecimento da resistência e desenvolvimento de formulações acaricidas e vermífugas.

Para Alexandre Berndt, chefe-geral do centro de pesquisa, a presença de  três pesquisadores no ranking, além de motivo de orgulho, é reflexo da qualidade científica da equipe da Embrapa Pecuária Sudeste, atenta aos cenários nacional e internacional, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável em benefício da sociedade.

Satisfeita com seu nome no ranking, Luciana conta que “a motivação no desenvolvimento das pesquisas é sempre a descoberta, a solução de problemas, a resposta a perguntas que foram formuladas”.

Com base em uma análise rigorosa de 166.880 cientistas no Google Acadêmico, uma das principais plataformas para pesquisa de literatura acadêmica e científica, e no Microsoft Graph, para a área de Zootecnia e Veterinária, foram examinados mais de 3.400 perfis com diversos indicadores e métricas para considerar a inclusão dos pesquisadores na lista.

Segundo a Research.com, “o objetivo principal foi garantir que apenas pesquisadores genuínos fossem incluídos no ranking”. Veja a lista completa dos 100 cientistas brasileiros que aparecem no ranking aqui.

 

Fonte: EMBRAPA
Foto: Arte – Juliana Sussai