PRF em MT encerra campanha do Maio Amarelo com redução de 16% no número de acidentes

0
100
Foto: PRF

Foi encerrada no dia 31/05 a campanha ‘Maio Amarelo’ com tema “Juntos Salvamos Vidas”, a qual teve como um dos objetivos a redução do número de acidentes com ações de conscientização no trânsito.

Foram cerca de 10 mil pessoas atendidas em diversas ações de educação para o trânsito no Mato Grosso, dentre elas, palestras, ações educativas realizadas nas unidades da PRF, como o Cinema Rodoviário, em empresas, associações, escolas e nas ruas, em parceria com outros órgãos como o DETRAN, Polícia Militar e órgãos de trânsito municipais.

Este mês ainda tivemos o lançamento da 17ª Edição do FETRAN (Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito) que segue até o mês de outubro, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre o seu comportamento no ato de transitar, visando formar cidadãos comprometidos com a sua segurança e a do outro no trânsito.

Todas essas ações, sejam diretamente ou indiretamente refletem nos resultados. Graças à atividade intensa de realização de ações educativas e reforço da presença policial em trechos considerados críticos, o balanço de maio revelou uma diminuição de 16% no número de acidentes em relação ao mês de maio do ano passado, assim como menor índice de pessoas feridas, apresentando uma redução de aproximadamente 6%.

Somente nesses 31 dias do mês de maio, as equipes da PRF no Mato Grosso fiscalizaram cerca de 28 mil pessoas e mais de 30 mil veículos que transitavam pelas rodovias federais do estado.

Foram flagrados 860 casos de condutores ou passageiros sem cinto de segurança. Além de 166 casos de crianças sem dispositivo de retenção (DRC) e 769 ultrapassagens proibidas.

Com forte atuação também no combate à criminalidade, a PRF apreendeu cerca de 1900 kg de cocaína, 36 kg de maconha e 344 m³ de madeira ilegal. Além de recuperar 34 veículos produto de furto/roubo.

O mês de maio chegou ao fim, porém as ações e as fiscalizações da PRF continuarão visando um trânsito seguro para todos, pois “Juntos salvamos vidas”.