Campanha de Prevenção ao Trabalho Infantil contou com ações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

0
187
Foto: Assistência Social e Habitação

A Campanha de Prevenção ao Trabalho Infantil, realizada durante o mês de junho, contou com diversas ações da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde.

Na programação, houve rodas de conversas com as famílias atendidas e acompanhadas pelos serviços do Cras, no intuito de desmistificar conceitos sobre o trabalho Infantil e orientar o que pode ser realizado sem trazer prejuízos à saúde física ou emocional da criança e do adolescente.

“Foram ações para sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que contribuem para o desenvolvimento do ser humano e que não pode deixar de ser vivido”, destaca a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Os trabalhos contaram com as parcerias do Programa Jovem Aprendiz, Associação Reviver, Instituto Pe. João Peter, que compartilharam informações e esclareceram dúvidas relacionadas ao Programa de Aprendizagem para Jovens.

No programa, o aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos que esteja matriculado e frequentando a escola. A duração da jornada de trabalho do aprendiz em ensino fundamental não deve exceder as seis horas diárias. Para os aprendizes que completaram o ensino médio é permitida a jornada de até oito horas diárias, desde que nela sejam incluídas atividades teóricas na proporção prevista no contrato e no programa de aprendizagem. Deve ser computado na jornada o tempo de deslocamento entre os locais da teoria e da prática.

“A nossa equipe encerra esse ciclo com sentimento de gratidão por conseguir executar mais uma atividade de prevenção e proteção social, tendo como foco que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam garantidos com absoluta prioridade”, conclui a coordenador do Cras, Gabriela Soares.