Setembro começa com sessão ordinária e pauta limpa na Câmara de Vereadores

0
112
Foto: Ascom Câmara

A primeira Sessão Ordinária do mês de setembro foi realizada hoje (05), pela manhã, com a presença de todos os vereadores que em suas palavras na Tribuna, frisaram a importância da Campanha Setembro Amarelo contra o suicídio. Foram aprovados vários Projetos de Lei, Moções de Aplausos e Indicações.

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei N. 29/2022 de autoria da vereadora Sandra Barzotto que denomina a Praça Pública localizada no bairro Parque das Araras de Praça Dr. Agnaldo Cesário da Silva. Agnaldo Cesário da Silva, natural de Igarapava-SP, médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, era presidente da Associação Matogrossense de Ultrassonografia.

Exemplo de compromisso e dedicação à Medicina, em especial, a ultrassonografia pela qual tanto dedicou e demonstrou seu amor e devoção. Sempre atuante, tinha uma alegria contagiante e uma energia radiante que motivava a todos. Dr. Agnaldo lutou bravamente pela vida contra uma pneumonia bacteriana, mas faleceu aos 53 anos no dia 21 de junho de 2020 e deixou dois filhos e esposa.

Aprovado também em primeira e única votação o Projeto de Lei N. 74/2022 que altera dispositivos da Lei Municipal nº 3.381/2022. O objetivo é alterar o percentual de 39,97% de acréscimo de área verde, para 29,97%, e destinar a diferença de 10% para compor área verde do novo loteamento. A alteração pretende adequar a legislação com o que será executado, em que a função dos percentuais apresentados não serão modificadas já que possuem a mesma utilidade social que foi proposto.

Outro Projeto de Lei aprovado é o de N. 61/2022 que institui o Projeto “Bolsa Atleta Luverdense Incentivando Campeões” para atletas do município. A totalidade dos recursos financeiros a serem despendidos para o projeto no ano de 2023, será de R$ 364.200,00 disponibilizados com dotação orçamentária própria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, sob a responsabilidade da comissão gestora do mesmo.

De autoria da vereadora Sandra Barzotto foi aprovado mais um Projeto de Lei, o de N. 31/2022 que altera a rua da Igualdade localizada no Bairro Vida Nova, passando a ser denominada rua Luiz Alberto Schantz. De acordo com a Lei nº 3282, nomeou-se a rua nova 10 como rua da Igualdade, contudo, a rua mais acima já está nomeada como rua Luiz Alberto Schantz pela Lei nº 2252.

Também foi aprovado por todos os vereadores o Projeto de Lei N. 32/2022 de autoria do vereador Noel Dias que declara de Utilidade Pública a Associação dos Construtores do Futuro de Lucas do Rio Verde.

A Associação realiza relevantes serviços de assistência sócio educativa que contribuem para a melhor compreensão da vida, do espírito comunitário e do exercício da cidadania através de atividades educativas, culturais e sociais. Atua de forma preventiva e educativa, realizando no contra turno escolar, atividades com crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Três Moções de Aplausos foram aprovadas, dentre elas estão duas do vereador Wagner Godoy e uma do vereador Noel Dias.

– Moção N. 41/2022 de autoria do vereador Wagner Godoy que externa aplausos ao Edmar Joaquim Rodrigues Júnior, advogado e empresário em Lucas do Rio Verde.

– Moção N. 44/2022 de autoria do vereador Wagner Godoy  que externa aplausos à Gláucia Accordi Campos, enfermeira, servidora pública da Secretaria de Saúde.

– Moção N. 47/2022 de autoria do vereador Noel Dias que externa aplausos ao Giovanni Rodrigues da Silva, servidor efetivo da Prefeitura de Lucas do Rio Verde desde 2001e atualmente é secretário Municipal de Fazenda.

Três Indicações foram aprovadas pelos legisladores, sendo duas do vereador Noel e uma do vereador Urso.

Autoria do vereador Noel Dias – Indica a necessidade de melhorias e reformas na ciclovia que percorre a Avenida Ângelo Antônio Dall Alba.

Muitas pessoas usam essa ciclovia na prática de caminhadas e para pedalar, o que fica muito difícil e perigoso por ter muitos buracos e não ser feita manutenção constante. É necessário que o Executivo mantenha em perfeitas condições para a prática dos exercícios físicos que são realizados nela.

– Indica a necessidade de construir uma praça no bairro Alvorada.

Quase todo bairro da cidade tem uma praça e existe um terreno que pode ser utilizado para este fim no bairro Alvorada. A praça deve contar com quadra de areia, brinquedos para as crianças e até mesmo academias ao ar livre, nos mesmos moldes das já existente. Desta forma, futuramente poderão ser ofertadas as aulas do projeto Viva Lucas, assim como são realizadas em outras praças do município, incentivando a socialização dos moradores e crianças do bairro Alvorada.

Autoria do vereador Gilson de Souza – Indica a necessidade de construir um abrigo e um ponto de ônibus em frente ao Senai.

Alguns alunos, pais e professores solicitaram a construção de um abrigo e um ponto de ônibus em frente ao Senai, pois no período da noite os alunos saem após ás 22h e vão procurar o ponto mais próximo para retornar as suas residências, sendo perigoso este deslocamento neste horário.

Fonte: Josi Pegoraro | Ascom Câmara