TRE começa lacre e carga de urnas eletrônicas em Mato Grosso

0
127
Foto: TRE-MT

Começaram nesta terça-feira, os procedimentos de carga e lacre das urnas eletrônicas que vão ser usadas nas Eleições 2022.

Em cerimônia aberta, a vigésima Zona Eleitoral de Várzea Grande foi a primeira a realizar o processo, que vai contemplar trezentas e sessenta e uma urnas, sendo 40 de contingência, ou seja, utilizadas em caso de substituições necessárias.

As cerimônias são abertas a toda a sociedade e também são convidados a acompanharem representantes dos partidos políticos, das coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público Eleitoral.

A carga consiste na inserção de um pen drive com todos os dados de sistemas e dos eleitores de cada seção eleitoral nas urnas eletrônicas,

De acordo com a chefe de cartório da 20ª Zona Eleitoral, Simeres Albuquerque, após a inserção da mídia, é feita a conferência visual dos dados e em seguida, ela é lacrada.

Assim a urna permanece até o dia da eleição e o lacre só é rompido em caso de realização de auditoria. Após ser auditada, ela volta a ser lacrada.

O procedimento de carga e lacre ocorre nas oito mil oitocentas e 58 urnas eletrônicas que vão ser utilizadas nas Eleições 2022, nas 57 Zonas Eleitorais do estado.

Do total de urnas, sete mil seiscentas e cinquenta e uma são destinadas às seções eleitorais e mil duzentas e sete são de contingência.

Entre os dados inseridos nas urnas, estão o nome do candidato, cargo que disputa, número de identificação e as inscrições eleitorais dos eleitores que votam na referida sessão.