Prosperidade e Oportunidade – Obras de duas ferrovias em MT irão gerar mais de 80 mil empregos

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Governo assina contrato para pavimentação do novo acesso ao Terminal Ferroviário de Itiquira - Foto por: Lenine Martins/Secom-MT

O governo Federal autorizou a construção de duas novas ferrovias em Mato Grosso. Os contratos de outorga com as empresas que ficarão responsáveis pelas obras foram assinados nesta quarta-feira (26) e também irão contemplar a Bahia e Goiás.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no Estado, o primeiro contrato prevê a construção de 250,7 km entre os municípios de Santa Rita do Trivelato e Sinop. O projeto prevê investimento de R$ 3,80 bilhões. Já o segundo trecho vai ter 498 km, ligando Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheira. A obra está orçada em R$ 7,5 bilhões.

Ambos os projetos serão executados pela Rumo S.A e devem gerar 54.365 mil empregos diretos e 25.640 indiretos. As linhas vão servir para o transporte de granéis agrícolas, produtos industrializados, granéis líquidos e fertilizantes.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, as ferrovias prometem aquecer os investimentos privados no setor, que possibilitará o equilíbrio da matriz de transporte de cargas, a retomada do transporte de passageiros, a diminuição do custo de frete e o aumento da competitividade nacional, além de gerar mais empregos e criar soluções sustentáveis.

Outras linhas
Em janeiro deste ano, a União também assinou contrato construção de duas linhas entre o município de Água Boa (730 kma leste de Cuiabá) a Lucas do Rio Verde (354 km ao norte), cidade que é considerada um dos principais polos do agronegócio mato-grossense.

Além dessas, o governo de Mato Grosso também pretende implantar a primeira ferrovia estadual, que contará com 730 quilômetros. Denominada de Vicente Emílio Vuolo, a Ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis (212 km ao sul) a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum (264 km ao norte) e Lucas do Rio Verde, conectando-se à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

 

O contrato para construção da obra foi assinado em setembro de 2021 e a previsão é de que o terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025 e o de Lucas do Rio Verde até o 2º semestre de 2028.

 

Por Gazeta Digital / Allan Mesquita