CUIABÁ – Médicos do HMC vão parar se salários não forem pagos em 48hs

0
161

Médicos terceirizados da área pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) protocolaram, nesta segunda-feira (19), um comunicado de paralisação  se os salários de setembro, outubro e novembro não forem pagos.

Os médicos exigem no  documento, encaminhado à direção do hospital e à coordenação da Family Medicina e Saúde – empresa terceirizada contratante dos profissionais – a regularização salarial em caráter de urgência, sob pena de greve.

“A contar de 48 horas da entrega deste documento à direção do HMC e ao senhor Milton Correa [proprietário da empresa], declaramos que, caso não sejam efetuados os pagamentos dos serviços referentes aos meses supracitados, haverá paralisação dos plantonistas dos setores pediátricos do HMC”, diz trecho do documento.

Caso a paralização entre em vigor, os plantões ficarão sob inteira responsabilidade da empresa Family. Nos últimos dias, de acordo com o documento, foram feitas inúmeras cobranças, tanto ao proprietário da empresa, quanto à direção do hospital.

Uma das profissionais, que preferiu não se identificar, afirmou que a situação é de empurra-empurra.

“A gente cobra o senhor Milton, e ele alega que não recebeu o repasse da empresa Cuiabana, mas a Empresa Cuiabana diz que já repassou os valores, aí fica nisso”, explicou.

O documento detalha a insatisfação dos profissionais plantonistas da enfermaria e pediatria.

“O atraso no pagamento dos médicos desse e de outros setores do HMC tem se tornado um evento recorrente, apesar das cobranças sem sucesso por parte do corpo clínico, culminando, inevitavelmente, em um sentimento de extrema insegurança de que a empresa Family Medicina e Saúde honrará seus contratos”, diz trecho.

Os profissionais destacam que muito além de prejuízos financeiros, os danos são morais à categoria.

“Eu amo trabalhar no HMC, atualmente tenho tentado ficar só no SUS, mas não dá, amor não coloca mesa. O pagamento está em atraso, já era para ter recebido outubro e não recebemos nem setembro. As contas não se pagam sozinhas”, desabafou a profissional.

Os médicos destacaram que atendem casos de urgência e emergência, como politraumas decorrentes de acidentes no trânsito, quedas, traumatismos cranianos, mordeduras caninas, acidentes ofídicos e crises convulsivas.

“A paralisação dos plantonistas pediátricos do hospital teria como consequência a falta de assistência para esses incidentes, levando a um prejuízo inestimável à população infantil cuiabana”, finaliza o documento.

 

Veja: